Intenção dos Alunos em Seguir Carreira na Área de Contabilidade sob a Perspectiva da Teoria do Comportamento Planejado
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v12i1.1635Palavras-chave:
Profissão, Carreira, Teoria do Comportamento Planejado, ContabilidadeResumo
Objetivo: Quais são as intenções dos alunos relacionadas a profissão e consequentemente a sua carreira ao fazer o curso de graduação em ciências contábeis? Face as diversas opções que o profissional da área tem no mercado, este estudo investiga os fatores que influenciam a intenção comportamental dos alunos de todas as fases de uma universidade federal do sul do país em seguir carreira na área contábil, sob sustentação da Teoria do Comportamento Planejado. Método: A coleta de dados foi realizada por meio de questionário aplicado a 302 alunos. Para a análise dos dados utilizou-se estatística descritiva, análise fatorial e Equações Estruturais. Resultados: Os resultados obtidos, enfatizam que há relevância das opiniões de profissionais da área, amigos e namorado/esposo(a) para esta decisão. Infere-se também que os alunos não vêm as carreiras da profissão contábil com reconhecimento de status e prestígio; que não tem boa remuneração e que não há boas oportunidades disponíveis no mercado. Contribuição: Os resultados da pesquisa contribuem para esclarecimento de fatores que podem influenciar de modo significativo a intenção dos alunos em seguir carreira na área em que estudam, podendo também fornecer subsídios em relação aos aspectos que precisam ser melhorados para estimular o interesse dos alunos.Referências
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