ENADE: Os Estudantes Estão Motivados a Fazê-Lo?

Autores

  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia
  • Edvalda Araujo Leal Universidade Federal de Uberlândia
  • Mônica Aparecida Ferreira Gama Universidade Federal de Uberlândia
  • Aline Barbosa de Miranda Prefeitura Municipal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v13i1.1720

Palavras-chave:

SINAES, ENADE, Ciências Contábeis, Motivação

Resumo

Objetivo: Tendo por bases os pressupostos das abordagens teóricas sociocognitivistas, este estudo teve o propósito de identificar os níveis de motivação dos estudantes de Ciências Contábeis para a realização do Enade, com e sem a oferta de mecanismos de motivação extrínseca. A pesquisa é de natureza descritiva, com abordagem quantitativa, realizada por meio de um levantamento feito com 1.082 estudantes de 122 instituições brasileiras. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizada por meio de um levantamento. Para testar se existiam diferenças significativas entre os níveis de motivação discente, com e sem a oferta de mecanismos de motivação para a realização do Enade, foram utilizados os testes não paramétricos Mann-Whitney e Wilcoxon. Resultados: Foi constatado que os níveis de motivação dos estudantes investigados para realizarem o Enade 2015 são estatisticamente inferiores à motivação que eles têm para fazer o curso de Ciências Contábeis. Os resultados apontaram que a oferta de estímulos, sejam eles registro da nota no diploma; uso da nota para ingresso em pós-graduação; uso da nota para concursos públicos ou para o exame do CFC, como recompensa a esses estudantes, afeta positivamente a intenção (motivação) para a realização do Enade. Contribuições: Considerando que o Enade vem se consolidando como uma avaliação em larga escala no Brasil, ajustes que ajudem a tornar o sistema mais acurado são importantes. Os achados da presente pesquisa sugerem que o uso da nota Enade dos alunos em etapas posteriores à carreira universitária poderá servir como estímulo para que se dediquem mais à avaliação, reduzindo a resistência, os “boicotes” e tornando os resultados do exame mais precisos, especialmente no curso de Ciências Contábeis, que é o quarto em quantidade de matrículas no Brasil, e pelo fato de que os discentes estão sujeitos a outra avaliação para o exercício da profissão, o Exame de Suficiência.

Biografia do Autor

Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia

Professor na Universidade Federal de Uberlândia, Doutor em Contabilidade pela Universidade de São Paulo.

Edvalda Araujo Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Professora na Universidade Federal de Uberlândia, Doutora em Contabilidade.

Mônica Aparecida Ferreira Gama, Universidade Federal de Uberlândia

Professora na Universidade Federal de Uberlândia.

Aline Barbosa de Miranda, Prefeitura Municipal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.

Referências

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Publicado

14-08-2018

Como Citar

Miranda, G. J., Leal, E. A., Gama, M. A. F., & Miranda, A. B. de. (2018). ENADE: Os Estudantes Estão Motivados a Fazê-Lo?. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 13(1). https://doi.org/10.17524/repec.v13i1.1720

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