Autoeficácia, Elementos Priorizados na Prospecção de Carreira e Comportamento Acadêmico: Análise dos Estudantes de Ciências Contábeis das IES Públicas
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v13i1.1937Palavras-chave:
Crenças de Autoeficácia, Prospecção de Carreira, Comportamento Acadêmico, Teoria Social Cognitiva.Resumo
Objetivo: O artigo busca verificar a luz da Teoria Social Cognitiva (TSC) a influência das crenças de autoeficácia nos elementos priorizados na prospecção de carreira mediado pelo comportamento acadêmico dos discentes em Ciências Contábeis.
Método: A amostra consubstanciou-se em 309 participações de discentes de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas do Brasil e os dados foram tratados a partir de uma Modelagem de Equações Estruturais.
Resultados: Os resultados revelam que as crenças de autoeficácia influenciam o desempenho acadêmico. Constatou-se, também, que o comportamento acadêmico é um antecedente dos elementos priorizados na prospecção de carreira e medeia a relação entre autoeficácia e os elementos priorizados prospecção de carreira na área privada, a partir da dimensão de domínio pessoal.
Contribuição: O papel mediador do desempenho acadêmico é explicado pela TSC, como resultado de experiências passadas no que tange ao alcance de metas e objetivos para o campo profissional na área privada. O fato da TSC ser uma teoria de predição do comportamento humano a partir das crenças de autoeficácia, mostra-se receptiva a contribuições, visto que o comportamento humano, em especial o dos discentes de Contabilidade é redesenhado ao longo do tempo e do espaço.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.