Contabilidade e Arrendamento Mercantil/ Leasing: Revisão da Literatura Nacional e Internacional (2000-2018)

Autores

  • Eduardo Bona Safe de Matos Universidade de São Paulo - USP; Universidade de Brasília -UNB
  • Fernando Dal-Ri Murcia Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v13i1.1999

Palavras-chave:

Arrendamento Mercantil, Revisão da Literatura, Normatização, IASB/FASB

Resumo

Objetivo: Identificar e caracterizar a pesquisa sobre arrendamento mercantil na área de contabilidade. Método: Três tipologias de revisão de literatura: descritiva; de escopo e narrativa (Paré, Trudel, Jaana, & Kitsiou, 2015); em uma amostra de 86 artigos (29 nacionais; 57 internacionais) sobre arrendamento mercantil no período de 2000 a 2018/julho. Resultados: A produção acompanhou a evolução do processo de normatização internacional, com destaque a partir de 2006, quando o tema entrou na agenda do IASB. Os grupos temáticos identificados foram: (i) Decisões/Ações da Administração (38%); (ii) Avaliação de Riscos com base nas DFs (36%); (iii) Normatização do arrendamento (26%). Mesmo com semelhança temática, observa-se diferença nas abordagens metodológicas utilizadas, com predominância de pesquisas analíticas no cenário internacional e documentais no nacional. Contribuições: Além da contribuição metodológica pelas três tipologias de revisão, contribui-se: (i) com as revisões descritiva e de escopo, ao sistematizar a apresentação dos estudos, mostrando do que se trata a pesquisa sobre leasing, os temas, métodos e técnicas, assim como indicações de lacunas; (ii) com a revisão narrativa, ao se descrever as pesquisas de forma a verificar se esses estudos têm demonstrado avanços sobre o conhecimento.

Biografia do Autor

Eduardo Bona Safe de Matos, Universidade de São Paulo - USP; Universidade de Brasília -UNB

Doutorando no programa de pós graduação em controladoria e Contabilidade da Faculdade de economia, administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) Professor Assistente na Universidade de Brasília (UnB)

Fernando Dal-Ri Murcia, Universidade de São Paulo

Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de São Paulo - FEA/USP - e Professor Convidado da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (FDUSP). Doutor em Contabilidade e Controladoria pela USP. Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Business Management (Administração) pela Webber International University (EUA), em Contabilidade pela Universidade do Vale do Itajaí e em Direito pela Universidade Paulista.

Publicado

29-03-2019

Como Citar

Matos, E. B. S. de, & Murcia, F. D.-R. (2019). Contabilidade e Arrendamento Mercantil/ Leasing: Revisão da Literatura Nacional e Internacional (2000-2018). Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 13(1). https://doi.org/10.17524/repec.v13i1.1999

Edição

Seção

Artigos