Contabilidade e Arrendamento Mercantil/ Leasing: Revisão da Literatura Nacional e Internacional (2000-2018)
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v13i1.1999Palavras-chave:
Arrendamento Mercantil, Revisão da Literatura, Normatização, IASB/FASBResumo
Objetivo: Identificar e caracterizar a pesquisa sobre arrendamento mercantil na área de contabilidade. Método: Três tipologias de revisão de literatura: descritiva; de escopo e narrativa (Paré, Trudel, Jaana, & Kitsiou, 2015); em uma amostra de 86 artigos (29 nacionais; 57 internacionais) sobre arrendamento mercantil no período de 2000 a 2018/julho. Resultados: A produção acompanhou a evolução do processo de normatização internacional, com destaque a partir de 2006, quando o tema entrou na agenda do IASB. Os grupos temáticos identificados foram: (i) Decisões/Ações da Administração (38%); (ii) Avaliação de Riscos com base nas DFs (36%); (iii) Normatização do arrendamento (26%). Mesmo com semelhança temática, observa-se diferença nas abordagens metodológicas utilizadas, com predominância de pesquisas analíticas no cenário internacional e documentais no nacional. Contribuições: Além da contribuição metodológica pelas três tipologias de revisão, contribui-se: (i) com as revisões descritiva e de escopo, ao sistematizar a apresentação dos estudos, mostrando do que se trata a pesquisa sobre leasing, os temas, métodos e técnicas, assim como indicações de lacunas; (ii) com a revisão narrativa, ao se descrever as pesquisas de forma a verificar se esses estudos têm demonstrado avanços sobre o conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.