A EVOLUÇÃO DA RSC NO BRASIL ENTRE AS EMPRESAS LISTADAS NA BOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v6i1.212Palavras-chave:
Responsabilidad social corporativa, Informes socio-ambientales, SostenibilidadResumo
O objetivo deste trabalho é analisar os avanços em responsabilidade social no Brasil, enfatizando o tipo de informação apresentada e o nível dos investimentos realizados durante o período 2003-2007. A análise empírica está baseada no conteúdo dos relatórios de RSC publicados pelas empresas com cotação na Bovespa, entre as quais estão as companhias que compõem a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial e Responsabilidade Social Corporativa da bolsa de valores de São Paulo (Bovespa). A amostra analisada está composta por 48 companhias com cotação. Na análise empírica foi analisado o conteúdo dos relatórios anuais das empresas da amostra entre os anos de 2003 e 2007. Todos os projetos em RSC desenvolvidos pelas companhias da amostra foram classificados em 11 categorias, bem como em três grandes grupos de investimento: externo, interno e do meio ambiente. Os resultados deixam evidente a necessidade de potencializar a padronização do formato de apresentação dos relatórios de responsabilidade social corporativa devido à ausência de uniformidade. Observa-se também que as empresas investem em projetos que, na maioria dos casos, estão estritamente relacionados com a atividade principal que desenvolvem. Em relação ao crescimento do investimento, o maior avanço durante o período temporal analisado está no investimento externo, embora o investimento durante o período temporal tenha aumentado de forma considerável. O investimento do meio ambiente é que se manteve estável, devido especialmente a uma significativa redução no setor petrolífero.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.