COOPERAÇÃO ACADÊMICA: ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES EM EVENTOS CIENTÍFICOS SOBRE ENSINO E PESQUISA EM CONTABILIDADE

Autores

  • Emerson Muniz Freitas
  • Vicente Pacheco Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná
  • Regina Maria Karolkievicz
  • Edson Paes Sillas

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v6i4.218

Palavras-chave:

Redes Sociais, Co-autoria, Conhecimento Científico, Ensino, Pesquisa

Resumo

O conhecimento científico é desenvolvido de forma social, a partir da colaboração entre os atores envolvidos no processo. Partindo dessa premissa, o presente estudo tem por finalidade mapear, por meio da análise de redes sociais, as interações colaborativas nos estudos desenvolvidos versando sobre Ensino e Pesquisa em Contabilidade. Para isso, analisaram-se 215 artigos que versavam sobre o assunto em pauta, publicados no Enanpad, no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e no Anpcont. Foi feito uso da metodologia de análise de redes sociais, por intermédio da qual foram desenvolvidas as estruturas de parceria colaborativa no período analisado, compreendido entre 1999 e 2009. Aliado a isso, buscou-se verificar se os indicadores de centralidade dos pesquisadores estão associados com a sua produção, sendo utilizado para esse o teste não paramétrico p de Spearman. A centralidade identifica os atores mais importantes em uma rede social, em que, quanto mais centrais, mais relevante a contribuição de determinados indivíduos. Com o estudo realizado, foi possível verificar os pesquisadores e instituições de ensino superior mais importantes para a área, tanto nonúmero de autorias quanto na intermediação promovida por estes pesquisadores e instituições. Entre os pesquisadores, aqueles que se destacaram foram Gilberto de Andrade Martins e Edgard Bruno Cornachione Jr., os quais representam os estudiosos mais prolíficos. Ambos são vinculados à Universidade de São Paulo, Instituição de Ensino Superior (IES) responsável pelo maior número de autorias no período. Aliado a isso, porintermédio da análise da associação dos indicadores de centralidade com o volume da produção científica dospesquisadores, identificou-se uma associação significativamente positiva. Dessa forma, foi possível verificarque quanto maior a intermediação e os relacionamentos de co-autoria promovidos com outros estudiosos, maior o número de artigos publicados pelos atores investigados.

Biografia do Autor

Emerson Muniz Freitas

Mestre em Contabilidade (UFPR)

Vicente Pacheco, Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC)

Regina Maria Karolkievicz

Mestre em Contabilidade (UFPR)

Edson Paes Sillas

Mestre em Contabilidade (UFPR)

Publicado

02-09-2012

Como Citar

Freitas, E. M., Pacheco, V., Karolkievicz, R. M., & Sillas, E. P. (2012). COOPERAÇÃO ACADÊMICA: ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES EM EVENTOS CIENTÍFICOS SOBRE ENSINO E PESQUISA EM CONTABILIDADE. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 6(4). https://doi.org/10.17524/repec.v6i4.218

Edição

Seção

Artigos