COOPERAÇÃO ACADÊMICA: ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES EM EVENTOS CIENTÍFICOS SOBRE ENSINO E PESQUISA EM CONTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v6i4.218Palavras-chave:
Redes Sociais, Co-autoria, Conhecimento Científico, Ensino, PesquisaResumo
O conhecimento científico é desenvolvido de forma social, a partir da colaboração entre os atores envolvidos no processo. Partindo dessa premissa, o presente estudo tem por finalidade mapear, por meio da análise de redes sociais, as interações colaborativas nos estudos desenvolvidos versando sobre Ensino e Pesquisa em Contabilidade. Para isso, analisaram-se 215 artigos que versavam sobre o assunto em pauta, publicados no Enanpad, no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e no Anpcont. Foi feito uso da metodologia de análise de redes sociais, por intermédio da qual foram desenvolvidas as estruturas de parceria colaborativa no período analisado, compreendido entre 1999 e 2009. Aliado a isso, buscou-se verificar se os indicadores de centralidade dos pesquisadores estão associados com a sua produção, sendo utilizado para esse o teste não paramétrico p de Spearman. A centralidade identifica os atores mais importantes em uma rede social, em que, quanto mais centrais, mais relevante a contribuição de determinados indivíduos. Com o estudo realizado, foi possível verificar os pesquisadores e instituições de ensino superior mais importantes para a área, tanto nonúmero de autorias quanto na intermediação promovida por estes pesquisadores e instituições. Entre os pesquisadores, aqueles que se destacaram foram Gilberto de Andrade Martins e Edgard Bruno Cornachione Jr., os quais representam os estudiosos mais prolíficos. Ambos são vinculados à Universidade de São Paulo, Instituição de Ensino Superior (IES) responsável pelo maior número de autorias no período. Aliado a isso, porintermédio da análise da associação dos indicadores de centralidade com o volume da produção científica dospesquisadores, identificou-se uma associação significativamente positiva. Dessa forma, foi possível verificarque quanto maior a intermediação e os relacionamentos de co-autoria promovidos com outros estudiosos, maior o número de artigos publicados pelos atores investigados.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.