Análise do processo de gestão estratégica: um estudo comparativo em escritórios de contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v5i0.247Palavras-chave:
Estratégia, Escritórios de Contabilidade, Empreendedorismo, Ambiente de Referência.Resumo
Este estudo objetiva analisar o processo de gestão de escritórios de Contabilidade, especificamente a gestão estratégica, a partir de base teórica que abrange atitude empreendedora, conteúdo e desenvolvimento de estratégias e contexto de referência. Realizou-se, em outubro de 2009, um estudo de caso comparativo de dois escritórios de Contabilidade estabelecidos em Curitiba (PR), desenvolvendo-se entrevistas semiestruturadas com os proprietários-dirigentes e análise de conteúdo. Identificou-se a ocorrência de diferentes processos de desenvolvimento de estratégias, sobretudo o incremental e de atitude empreendedora. O conteúdo da estratégia variou de analítico a prospector. O contexto de referência é, principalmente, o local. Percebeu-se que a atitude empreendedora afeta o conteúdo da estratégia; e que aspectos de atitude empreendedora, conteúdo da estratégia e contexto ambiental de referência interagem e influenciam o processo de desenvolvimento de estratégia. No geral, os resultados obtidos corroboram o encontrado na literatura. Todos os aspectos concluídos apontam para a importância de considerar tais fatores contingenciais (estratégia, ambiente e comportamento empreendedor) para a compreensão do modus operandi do processo de desenvolvimento da estratégia nas organizações, inclusive as tipicamente contábeis.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.