Custo corrente por aluno e desempenho acadêmico dos estudantes das universidades federais brasileiras

Autores

  • Joice Garcia de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marlon Mendes Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • João Estevão Barbosa Neto Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v15i1.2705

Palavras-chave:

Gastos universitários, Desempenho acadêmico, Universidades públicas federais

Resumo

Objetivo: Investigar a relação entre o nível de recursos das universidades federais e o desempenho acadêmico dos alunos de graduação. 

Método: A amostra foi composta por dados de 59 IES federais no período de 2015 a 2017 e a técnica aplicada foi a regressão múltipla com dados em painel. Para medir o desempenho acadêmico do estudante foi utilizada a nota no ENADE e os gastos das IES foram mensurados pelas despesas executadas no ano. Além dessas, foram incluídas no modelo variáveis inerentes ao perfil do estudante.

Resultados: Verificou-se que não há relação estatisticamente significativa entre as despesas por aluno e o desempenho acadêmico. Além disso, destaca-se que as variáveis sociodemográficas também apresentaram relação com o desempenho do aluno no ENADE.

Contribuições: Este artigo pode contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas por parte do governo federal voltadas para a educação. Além disso, as próprias instituições de ensino superior públicas podem identificar caminhos para definição de políticas e tomada de decisões em busca de um equilíbrio entre eficiência e eficácia dado os recursos disponíveis. Ademais, espera-se que contribua para a sociedade como meio de controle social e atenção aos níveis de despesas das instituições públicas de ensino superior do país.

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Publicado

31-03-2021

Como Citar

Garcia de Oliveira, J., Mendes Silva, M., & Barbosa Neto, J. E. (2021). Custo corrente por aluno e desempenho acadêmico dos estudantes das universidades federais brasileiras. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 15(1). https://doi.org/10.17524/repec.v15i1.2705

Edição

Seção

Artigos