Ensinar Contabilidade: Tradicional ou Balanços Sucessivos?

Autores

  • Cássio Luiz Vellani Administração da UNAERP (Ribeirão Preto)
  • Andréia Marques Maciel Faculdade COC

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v5i2.341

Palavras-chave:

Ensino da Contabilidade, Tradicional, Balanços Sucessivos.

Resumo

Este artigo tem por objetivo responder ao seguinte questionamento: como ensinar Contabilidade Introdutória de forma mais integrada do que a tradicional? Por isso, trabalha-se com a seguinte proposição: no ensino da Contabilidade, pela primeira vez, aos alunos do curso de Ciências Contábeis, ou de outros relacionados com a área de negócios, o uso de uma metodologia que misture a forma Tradicional com a Balanços Sucessivos pode demonstrar ao discente a relação entre razonetes e demonstrações financeiras. Assim, a Contabilidade pode ser ensinada de forma mais integrada do que a tradicional. Os resultados puderam revelar que o modelo apresentado mistura a forma tradicional com a dos balanços sucessivos para ensinar Contabilidade Introdutória. Utilizou-se como exemplo o ensino do conteúdo Dinâmica Patrimonial (balanços sucessivos) e Escrituração (razonetes) de forma integrada, ao mesmo tempo. Dessa forma, os alunos poderiam ter uma visão das relações existentes capazes de gerar informações úteis para tomadas de decisão.

Biografia do Autor

Cássio Luiz Vellani, Administração da UNAERP (Ribeirão Preto)

Bacharel em Ciências Contábeis e Mestre em Contabilidade e Controladoria. Professor no curso de Administração da UNAERP (Ribeirão Preto) e curso de Ciências Contábeis nas Libertas Faculdades Integradas. Pesquisador em Contabilidade da Gestão Ambiental. Consultor em Custos e Auditoria.

Andréia Marques Maciel, Faculdade COC

Graduada em Ciências Contábeis e Mestre em Administração de Organizações. Coordenadora do curso de Ciências Contábeis das Faculdades COC. Pesquisadora em educação.

Downloads

Publicado

12-08-2011

Como Citar

Vellani, C. L., & Maciel, A. M. (2011). Ensinar Contabilidade: Tradicional ou Balanços Sucessivos?. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 5(2), 1–21. https://doi.org/10.17524/repec.v5i2.341

Edição

Seção

Artigos