Reflexões sobre a Pesquisa Contábil Brasileira atual
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v19.e3793Palavras-chave:
NormativismoResumo
Este texto objetiva mostrar que saímos de um extremo de pesquisa normativista do passado para chegar ao extremo positivista de hoje. Os trabalhos que eram só propositivos desapareceram e agora só se testa o que já existe, e pouco ou quase nada se propõe à normatização da contabilidade societária. Fica a pergunta: Quem cria? O que se vê é uma criação contábil maior, bem maior nos órgãos normatizadores do que na academia. E o que é pior: há um volume enorme de pesquisas e publicações positivistas e fortemente não úteis, nem para a teoria, nem para a prática da Contabilidade. Nesse contexto, faz-se obrigatório partirmos para a junção das duas linhas, constituindo o círculo virtuoso: criar para discutir, testar (normativismo), praticar, testar, levantar (positivismo) para discutir, criar (volta completa), etc. Finalmente, há também um forte pedido no sentido de se ter extremo cuidado com a especialização decorrente da taxonomia, que nos leva, muitas vezes, à perda da visão do conjunto.Traduções deste artigo
Referências
Sem referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.