Mestres em Ciências Contábeis: uma análise sob a ótica da teoria do capital humano
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v3i2.65Palavras-chave:
Mestrado, Ciências Contábeis, Teoria do Capital Humano,Resumo
O objetivo deste estudo é traçar o perfil do mestre egresso do Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFPE/ UFRN, investigando as influências dessa titulação em seu perfil. O referencial teórico do estudo fundamenta-se na Teoria do Capital Humano. A metodologia adotada caracteriza-se como descritiva, apoiada no método indutivo, utilizando as técnicas da pesquisa bibliográfica, documental e questionário. Aplicou-se um questionário a 96 egressos deste programa, entre os dias 1º de julho e 31 de agosto de 2008, representando 70,07% da população investigada. Para efetuar a análise descritiva e estatística dos dados, foram utilizados os softwares Excel e SPSS. Em seus resultados, verificou-se que, em sua maioria, os mestres são homens (65,63%); atualmente moram em um dos estados/cidade que integram o Programa (80,21%); possuem aproximadamente 39 anos; e são casados (64,58%). Antes do mestrado, 62,50% deles ministravam aulas em alguma IES e, após sua conclusão, este número subiu para 79,17%. Isto evidencia a influência do título de mestre na reorientação profissional dos mestres, ao passo que parcela significativa desses profissionais passou a atuar na área acadêmica, o que ratifica os preceitos da Teoria do Capital Humano, uma vez que pode ser observada a influência da referida escolaridade na empregabilidade e narenda desses profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.