Fatores determinantes do nível de disclosure voluntário das companhias abertas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v3i2.68Palavras-chave:
Nível de Disclosure, Teoria do Disclosure Voluntário, Companhias Abertas.Resumo
O objetivo do estudo é identificar os fatores que explicam o nível de disclosure voluntário das companhias abertas no Brasil. A pesquisa está fundamentada na Teoria do Disclosure Voluntário de Verrecchia (2001). O nível de disclosure das empresas foi definido a partir de uma métrica composta por seis categorias e 43 subcategorias: Ambiente de Negócios (8), Atividade Operacional (8), Aspectos Estratégicos (8), Informações Financeiras (7), Índices Financeiros (4) e Governança Corporativa (8). A análise do disclosure voluntário foi realizada a partir das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs), do exercício findo em 2007, por meio da técnica de análise de conteúdo. A amostra é composta pelas 100 maiores companhias abertas não-financeiras. Por meio de um modelo de regressão múltipla, foram testadas nove hipóteses: auditoria, rentabilidade, internacionalização, tamanho, governança corporativa, endividamento, controle acionário, emissão de ações e setor. Os resultados evidenciam que empresas maiores, pertencentes ao setor elétrico, que possuem American Depositary Receipts (ADRs) nos níveis II e III na Bolsa de Nova Iorque (NYSE) e que aderem aos níveis diferenciados de governança corporativa da Bolsa de São Paulo (Bovespa), possuem, em média, um maior nível de disclosure voluntário. Esses resultados podem ser interpretados à luz da hipótese do vínculo (bonding hypothesis) e também dos custos políticos (political costs hypothesis), na medida em que grandes empresas e aquelas com melhores práticas de governança corporativa possuem maiores níveis de disclosure voluntário. Nota-se também que a regulação setorial, especificamente no setor elétrico, também é um fator significativo para explicar o nível de disclosure voluntário das companhias abertas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.