Problem-Based Learning no Ensino de Contabilidade Gerencial: Relato de uma Experiência Brasileira

Autores

  • Daiana Bragueto Martins Professora da Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo Professora da Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Fábio Frezatti Professor Titular da Universidade de São Paulo – USP

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v9i4.1340

Palavras-chave:

Problem-Based Learning, Contabilidade Gerencial, Competências do Contador Gerencial.

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo relatar a operacionalização do método PBL em uma disciplina Contabilidade Gerencial no curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior brasileira. A técnica de pesquisa utilizada foi o estudo de caso que envolveu uma abordagem descritiva das aulas de PBL, cujo propósito foi apresentar as propriedades das aulas, a forma de agir e o perfil dos discentes e dos professores. A pesquisa de campo ocorreu em 2013. A coleta de dados é proveniente das entrevistas realizadas com professores, da observação participante e da análise documental. A análise empírica da presente pesquisa teve por alicerce os estudos de Araújo e Arantes (2009), Dochy, Segers, Bossche e Gijbels (2003), Duch, Groh e Allen (2001), MacDonald e Savin-Baden (2004), Ribeiro (2008), Schmidt (1983), Sockalingam e Schimidt (2011), entre outros. Os resultados evidenciam que a integração entre os acadêmicos e as empresas a partir da utilização dos problemas práticos e reais trazidos pelos alunos do ambiente de trabalho proporciona ganhos, tais como: o discente amplia o potencial de resolução de problemas de ordem prática e profissional; e a empresa é beneficiada, tendo em vista que poderá receber, futuramente, profissionais qualificados, aptos à pesquisa e à proposição de solução de problemas. Os professores também ganham, pois são expostos a um ambiente contemporâneo, que proporcionam maior atualização em termos de utilização de conceitos e teorias, devido a sua contextualização. O PBL ajuda a abarcar os estudantes da geração Y, tendo em vista que o desejo de participação e comunicação em ambiente interativo com utilização de ferramentas tecnológicas são as grandes marcas dessa geração. Constatou-se que as competências desenvolvidas na abordagem do PBL são similares àquelas exigidas do contador gerencial.

Biografia do Autor

Daiana Bragueto Martins, Professora da Universidade Estadual de Londrina – UEL

Doutoranda em Controladoria e Contabilidade pela USP

Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Professora da Universidade Federal do Paraná – UFPR

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela USP

Fábio Frezatti, Professor Titular da Universidade de São Paulo – USP

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela USP

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Publicado

26-01-2016

Como Citar

Martins, D. B., Espejo, M. M. dos S. B., & Frezatti, F. (2016). Problem-Based Learning no Ensino de Contabilidade Gerencial: Relato de uma Experiência Brasileira. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 9(4). https://doi.org/10.17524/repec.v9i4.1340

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