Estresse do Professor de Contabilidade: Modulação sob a Ótica da Teoria Demanda-Controle-Suporte

Authors

  • Eduardo Mendes Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais
  • Edgard Bruno Cornacchione Junior Universidade de São Paulo
  • Marcia Carvalho Garcia Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v15i4.2836

Keywords:

Ensino Superior, Estresse, Docência, Saúde Mental, Ciências Contábeis

Abstract

Objetivo: Identificar e analisar a influência que os níveis de demanda, controle e suporte exercem sobre o estresse autorrelatado pelos docentes dos cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil.
Método: Utilizou-se de um survey com questões relativas à condição biopsicossocial dos 614 professores participantes, sobre a percepção de estresse destes com o Teacher Stress Inventory, e de demanda, controle e suporte emocional com o Job Demand-Control-Support.

Resultados: O suporte e o controle contribuem, de forma significativa (p<0,01), para diminuir o estresse percebido pelos professores. Contudo, as demandas presentes nas IES contribuem para majorar (p<0,01) o estresse. Foi apurado, também, que a idade, a percepção positiva sobre o estado de saúde mental e a satisfação geral com a profissão e com os próprios alunos são fatores capazes de modular, negativamente, o estresse do professor (p<0,01). Porém, ser mulher, lecionar pela manhã e ser professor em uma IES pública aumentam a percepção de estresse dos respondentes (p<0,01).

Contribuições: Considerando que a capacidade de adaptação das pessoas é limitada, este trabalho permite descortinar as circunstâncias que podem agravar os efeitos causados pelo estresse, tendo em vista o acréscimo de demandas físicas e emocionais, resultando, inclusive, em doenças psicossomáticas. Palavras-chaves: Ensino superior; Estresse; Docência; Saúde mental; Ciências Contábeis.

Author Biographies

Eduardo Mendes Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (USP) e Professor no Centro de Pós-Graduação em Controladoria, Finanças e Contabilidade (CEPCON) da Universidade Federal de Minas Gerais

Edgard Bruno Cornacchione Junior, Universidade de São Paulo

Possui graduação (1990), mestrado (1994), doutorado (1999) e livre-docência (2004) em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP). Concluiu seu segundo doutorado em 2008 pela University of Illinois at Urbana-Champagn (EUA) na área de Human Resource Education (PhD), com pesquisa sobre uso de tecnologias instrucionais avançadas em programas oferecidos na modalidade online e em modelos de treinamento e desenvolvimento. Concluiu pós-doutoramento na University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA (2003) e participou do programa Colloquium on Participant-Centered Learning (CPCL) da Harvard Business School, EUA (2004). É professor titular (MS-6) da Universidade de São Paulo (USP).

Marcia Carvalho Garcia, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo/Campus Baixada Santista (2014). Colaboradora no Laboratório de Biologia do Estresse-BEST, no Depto de Biociências da Universidade Federal de São Paulo-Unifesp, Campus Baixada Santista. É membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia -SBFis e do Comite para Organização do Satélite no International Union Physiology Society-2017. Tem larga experiência no Ensino de Fisiologia (teorico-prático), e em Nutrição, com ênfase em Metabolismo Energético. O constante desenvolvimento na carreira de professor-pesquisador é seu foco.

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Published

2021-12-28

How to Cite

Nascimento, E. M., Cornacchione Junior, E. B., & Garcia, M. C. (2021). Estresse do Professor de Contabilidade: Modulação sob a Ótica da Teoria Demanda-Controle-Suporte. Journal of Education and Research in Accounting (REPeC), 15(4). https://doi.org/10.17524/repec.v15i4.2836