UM ESTUDO SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE A PESQUISA CIENTÍFICA E A PRÁTICA PROFISSIONAL CONTÁBIL
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v6i2.258Palavras-chave:
Pesquisa Científica, Prática Contábil, Profissional Contábil.Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar a interação da pesquisa científica com a prática da profissão contábil. Trata-se de um estudo exploratório, por se dedicar a examinar um tema pouco explorado no Brasil, com abordagem quantitativa e utilização de survey como técnica de coleta dos dados, apoiada por um instrumento de pesquisa contendo questões que abordaram aspectos como: interesse e utilização das pesquisas; estudo e desenvolvimento de temas; meios de divulgação da pesquisa; e causas da lacuna entre a pesquisa e a prática. É classificado quanto aos objetivos como descritivo, na medida em que se descreveu como se dá esta interação. Os dados foram analisados mediante a técnica estatística de análise fatorial do tipo R, resumindo-os em fatores para a posterior análise, validados por meio dos testes Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e Bartlett de esferacidade. Concluiu-se que, em razão das diferentes naturezas, é natural certo distanciamento entre a pesquisa e a prática contábil. No entanto, esse pode ser minimizado, entre outros fatores, pelo grande interesse dos profissionais em conhecer e aplicar os resultados de pesquisas na prática, e, ainda, pela confirmação de que os temas mais pesquisados na área contábil correspondem aos temas de maior interesse na opinião dos profissionais contábeis. Tais resultados sugerem que a interação e a comunicação entre a academia e os profissionais contabilistas devam merecer maior atenção visando torná-las mais eficazes.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.