ATRIBUTOS DE QUALIDADE EM DISCIPLINAS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS VOLTADAS PARA O ESTUDO DE CUSTOS: O PONTO DE VISTA DOS DISCENTES

Autores

  • Jucelia Appio Tibola Professora da Universidade Nove de Julho - Uninove Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe - Uninove)
  • Amélia Silveira Professora da Universidade Nove de Julho - Uninove Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe - Uninove)
  • Ilisangela Mais Professora da Universidade Regional de Blumenau – FURB

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v6i4.271

Palavras-chave:

Atributos de qualidade, Ensino superior, Disciplinas de custos

Resumo

A identificação dos atributos de qualidade percebidos pelos alunos em disciplinas de Administração e de Contabilidade para o estudo de custos se constitui no objetivo desta pesquisa. Os sujeitos sociais foram 126 acadêmicos que cursaram as disciplinas de Custo Aplicado à Administração, Contabilidade de Custos, e Análise de Custos, correspondendo ao total dos estudantes do semestre em que a pesquisa foi realizada. O estudo foi, portanto, de caráter censitário. A instituição pesquisada é uma universidade pública, com cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado em Ciências Contábeis e Administração, com destaque na região Sul do Brasil. O delineamento de pesquisa foi exploratório, com método qualitativo em sua primeira parte, e descritivo, com método quantitativo, na fase posterior. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado, com questões abertas, adotando a Técnica de Incidente Crítico. Adotou-se a análise de conteúdo para classificar as verbalizações dos respondentes em unidades de significados, categorizando-as. Essas categorias foram transformadas em variáveis categóricas, na segunda fase da pesquisa, sendo analisadas por meio de procedimentos estatísticos. Os resultados evidenciaram que os atributos de qualidade constituíram determinado Eixo, sendo que na disciplina de Análise de Custos privilegiaram a qualidade do docente. Na disciplina Contabilidade de Custos, os acadêmicos evidenciaram como atributo relevante o comprometimento do professor e a aplicação de exemplos práticos. Na disciplina de Custo Aplicado à Administração, os resultados sinalizaram como atributos de qualidade o entendimento da matéria, o esclarecimento de dúvidas e didática do professor.

Biografia do Autor

Jucelia Appio Tibola, Professora da Universidade Nove de Julho - Uninove Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe - Uninove)

Doutora em Ciências da Comunicação (Universidade de São Paulo - USP)

Amélia Silveira, Professora da Universidade Nove de Julho - Uninove Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe - Uninove)

Doutora em Ciências da Comunicação (Universidade de São Paulo - USP)

Ilisangela Mais, Professora da Universidade Regional de Blumenau – FURB

Mestre em Administração (Universidade Regional de Blumenau – FURB)

Publicado

02-09-2012

Como Citar

Tibola, J. A., Silveira, A., & Mais, I. (2012). ATRIBUTOS DE QUALIDADE EM DISCIPLINAS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS VOLTADAS PARA O ESTUDO DE CUSTOS: O PONTO DE VISTA DOS DISCENTES. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 6(4). https://doi.org/10.17524/repec.v6i4.271

Edição

Seção

Artigos