ATRIBUTOS DE QUALIDADE EM DISCIPLINAS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS VOLTADAS PARA O ESTUDO DE CUSTOS: O PONTO DE VISTA DOS DISCENTES
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v6i4.271Palavras-chave:
Atributos de qualidade, Ensino superior, Disciplinas de custosResumo
A identificação dos atributos de qualidade percebidos pelos alunos em disciplinas de Administração e de Contabilidade para o estudo de custos se constitui no objetivo desta pesquisa. Os sujeitos sociais foram 126 acadêmicos que cursaram as disciplinas de Custo Aplicado à Administração, Contabilidade de Custos, e Análise de Custos, correspondendo ao total dos estudantes do semestre em que a pesquisa foi realizada. O estudo foi, portanto, de caráter censitário. A instituição pesquisada é uma universidade pública, com cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado em Ciências Contábeis e Administração, com destaque na região Sul do Brasil. O delineamento de pesquisa foi exploratório, com método qualitativo em sua primeira parte, e descritivo, com método quantitativo, na fase posterior. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado, com questões abertas, adotando a Técnica de Incidente Crítico. Adotou-se a análise de conteúdo para classificar as verbalizações dos respondentes em unidades de significados, categorizando-as. Essas categorias foram transformadas em variáveis categóricas, na segunda fase da pesquisa, sendo analisadas por meio de procedimentos estatísticos. Os resultados evidenciaram que os atributos de qualidade constituíram determinado Eixo, sendo que na disciplina de Análise de Custos privilegiaram a qualidade do docente. Na disciplina Contabilidade de Custos, os acadêmicos evidenciaram como atributo relevante o comprometimento do professor e a aplicação de exemplos práticos. Na disciplina de Custo Aplicado à Administração, os resultados sinalizaram como atributos de qualidade o entendimento da matéria, o esclarecimento de dúvidas e didática do professor.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.