Um perfil dos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v5i2.344Palavras-chave:
Pós-Graduação, Contabilidade, Professores. Avaliação de Cursos em Contabilidade.Resumo
O objetivo do estudo é investigar alguns dos principais aspectos dos programas brasileiros de pós-graduação em Contabilidade (VENTURINI et al., 2008; MACCARI, 2008; MURCIA, BORBA e AMBRÓSIO, 2007; AXT, 2004; LINS, ALMEIDA e BARTHOLO JUNIOR, 2004), níveis mestrado e doutorado. Esses cursos têm apresentado um expressivo crescimento na última década (68% no período 2000 a 2008), justificando um estudo consolidando esse processo. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza quantitativa e documental. Os dados foram obtidos no 2º semestre de 2008 e início de 2009 nos sítios da Capes e de 17 dos 19 programas existentes. Os principais resultados são: (a) predominância de oferta pelas Instituições de Ensino Superior (IES) federais e concentração nas regiões Sudeste e Sul do País; (b) 12 dos 19 programas analisados foram criados nesta década, caracterizando cursos em processo de consolidação e maturidade; (c) a existência de apenas um curso de doutorado consolidado e outros dois em início de atividades é a principal restrição para avanços mais significativos nessa área de conhecimento; (d) evidenciou-se baixa quantidade de docentes titulados na área, o que é mais um gargalo a ser superado para obtenção de maiores avanços; (e) isto também ocorre na formação docente de pós-doutorado em Contabilidade; (f) a maior parte dos cursos e dos periódicos por eles editados carecem de melhor avaliação pela Capes; (g) parece claro que há ainda um longo caminho a percorrer no sentido de transformar a pós-graduação em Contabilidade como uma consolidada área de conhecimento. Apesar desses aspectos desfavoráveis, há uma positiva evidência na área que é a criação da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Contabilidade (Anpcont), já com seu congresso em terceira edição, agora internacional.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.