Análise do Rendimento Acadêmico dos Alunos de Ciências Contábeis da FEARP-USP Beneficiados pelo INCLUSP/PASUSP

Autores

  • Cláudio de Souza Miranda Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP).
  • João Paulo Resende de Lima Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) http://orcid.org/0000-0002-4703-2603
  • Matheus Canuto Marinello

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v12i2.1629

Palavras-chave:

Ensino Superior, Ensino Contábil, Ações Afirmativas

Resumo

Objetivo: O presente estudo visa analisar se há diferença entre o rendimento escolar dos alunos de Ciências Contábeis da FEARP-USP beneficiados com o sistema de bonificação no vestibular da USP com os alunos não beneficiados. Método: Realizou-se um estudo quantitativo por meio de análise de diferenças de médias dos alunos ingressantes entre 2010 e 2014. Resultados: Não foram observadas diferenças significativas de média, entre os alunos bonificados e os não beneficiados, seja na média com reprovações ou na média sem reprovações. Contudo, na análise das disciplinas em conjunto observa-se diferença significativa na média sem reprovações, na qual os alunos bonificados têm rendimento superior. Destaca-se ainda que os alunos com melhor classificação no vestibular, independentemente de ser bonificado ou não, têm rendimento escolar significativamente superior. Contribuições: O presente estudo contribui com a área de estudo sobre ações afirmativas ao analisar empiricamente as preocupações analisadas com a literatura e com a área sobre rendimento acadêmico ao discutir o impacto das variáveis “Ações Afirmativas” e “Classificação no Vestibular” no rendimento discente.

Biografia do Autor

Cláudio de Souza Miranda, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP).

Professor doutor no departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP).

João Paulo Resende de Lima, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-RP/USP Bacharel em Ciências Contábeis pela FEA-RP/USP Lattes: http://lattes.cnpq.br/4707479528720976

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Publicado

25-05-2018

Como Citar

Miranda, C. de S., Lima, J. P. R. de, & Marinello, M. C. (2018). Análise do Rendimento Acadêmico dos Alunos de Ciências Contábeis da FEARP-USP Beneficiados pelo INCLUSP/PASUSP. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 12(2). https://doi.org/10.17524/repec.v12i2.1629

Edição

Seção

Artigos