As Estratégias de Aprendizagem Autorregulada (SRL) no Ensino EAD de Contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v11i1.1412Palavras-chave:
Estratégia de Aprendizagem, Educação a distância, Autorregulação, Órgãos Internacionais de Contabilidade, MetacogniçãoResumo
Os objetivos desta investigação foram identificar quais são as estratégias de aprendizagem autorregulada utilizadas por estudantes de Contabilidade do ensino EAD e analisar como essas estratégias poderiam ser explicadas a partir do estágio (semestre) do estudante no curso. A amostra da pesquisa compreendeu discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis na modalidade de ensino a distância de três instituições com polo em Salvador/Bahia/Brasil. Para análise dos dados utilizaram-se três procedimentos quantitativos visando alcançar os objetivos específicos, no qual para identificar as estratégias de aprendizagem autorregulada foi utilizada a estatística descritiva e para verificar como essas estratégias poderiam ser explicadas a partir do estágio (semestre) do estudante no curso foi alcançada por meio da Análise Fatorial e o uso de testes paramétricos de comparação de médias (teste t). Os achados permitiram inferir que o perfil dos alunos da modalidade de ensino EAD, considerando a autorregulação da aprendizagem, foi de utilização significativa de estratégias de acordo ao modelo proposto pela Zimmerman e Pons (1986), onde há diferenças significativas nas médias dos discentes entre o estágio inicial e final de curso. O estudo contribui com os apontamentos dos órgãos internacionais de contabilidade sobre a aprendizagem ativa e permanente. A investigação proporciona, também, benefício a literatura sobre a modalidade de ensino a distância e a aprendizagem autorregulada por demonstrar que esta plataforma de ensino pode auxiliar na consecução da independência do aprendizado.Referências
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