Compreensão dos Graduandos dos Cursos de Ciências Contábeis Quanto aos Conceitos Relevantes Ensinados na Disciplina de Teoria da Contabilidade em IES da Grande Florianópolis
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v11i1.1450Palavras-chave:
Teoria da Contabilidade, Ensino de Contabilidade, Conceitos RelevantesResumo
Esta pesquisa tem como objetivo identificar a compreensão dos graduandos do curso de Ciências Contábeis quanto aos conceitos relevantes ensinados na disciplina de Teoria da Contabilidade. Para o atingimento desse objetivo foi elaborado um questionário enviado a instituições selecionadas ou aplicado presencialmente, obtendo um total de 65 respondentes que já haviam cursado a disciplina de Teoria da Contabilidade. Os resultados dessa pesquisa mostram que os alunos percebem os conceitos relacionados à disciplina de forma mais ligada à normatização e que, pela maior parte dos respondentes, a disciplina Teoria da Contabilidade foi considerada de fundamental importância, não devendo ser eliminada. Além disso, não se pode afirmar que exista relação entre a área e o tempo de atuação dos respondentes com as suas percepções relativas aos conceitos da disciplina. Observou-se ainda que há pouca discussão sobre alguns temas, em que alguns alunos os desconhecem totalmente, como no caso da Teoria da Agência e de Earnings Management, o que pode indicar um gap quanto ao ensino da disciplina. Para futuras pesquisas sugere-se analisar o ensino a distância e pesquisas que busquem analisar a existência desse possível gap observado.Referências
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