Redes Interorganizacionais e Criação de Valor Corporativo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v13i3.2421Palavras-chave:
Redes interorganizacionais. Board interlocking. Teoria da Dependência de Recursos. Alta administração. Criação de valor.Resumo
Objetivo: Esta pesquisa investiga a relação entre a prática de redes interorganizacionais e a criação de valor corporativo em 218 companhias não financeiras listadas na B3.
Método: Com o apoio de técnicas de estatística descritiva, inferencial e multivariada, foram analisadas informações do ano de 2016 relacionadas aos 2.080 conselheiros e diretores, totalizando 15.611 dados, extraídos dos formulários de referência e da EconomáticaÒ.
Resultados: Verificou-se que as empresas têm maior probabilidade de criar valor se limitarem o compartilhamento de seus conselheiros e diretores com outras empresas em até 8 interlockings e possuírem no mínimo 2 e no máximo 4 conselheiros independentes em suas estruturas administrativas.
Contribuições: Conclui-se, com fundamento na Teoria da Dependência de Recursos, que empresas conectadas em rede, por meio de board interlocking, podem contribuir para melhorar a atividade econômica umas das outras, além de sugerir que a existência de laços corporativos favorece a criação de valor corporativo.
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