Etapas e dificuldades de elaboração do Balanço Social de organizações não governamentais: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v5i1.291Palavras-chave:
Organizações não Governamentais, Balanço Social, Transparência.Resumo
As organizações não governamentais vêm ganhando grande destaque nos últimos anos e, como consequência disto, tem-se uma maior cobrança por parte da sociedade por uma prestação de contas com mais transparência. O Balanço Social tem sido apontado como um dos instrumentos para essa prestação de contas à sociedade. Essa pesquisa busca responder ao seguinte problema: Quais as etapas e dificuldades encontradas na elaboração do Balanço Social por organizações não governamentais? Analisar as etapas e dificuldades de elaboração deste relatório por uma OSCIP é o objetivo geral deste trabalho. Foi utilizada pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso por meio de dados colhidos em uma empresa de Auditoria e Consultoria, em entrevista sobre o assunto com as pessoas responsáveis pela elaboração do Balanço Social em uma OSCIP, na qual foram identificadas as dificuldades encontradas durante o trabalho na Instituição. Os resultados mostram as dificuldades e obstáculos encontrados durante a elaboração do Balanço Social da organização não governamental utilizada na pesquisa, que não impediram a realização do relatório, mas contribuíram para a preparação da OSCIP e da empresa de Auditoria e Consultoria para os próximos trabalhos, melhorando a sistematização internamente de informações importantes para a OSCIP e para a sociedade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.