Educação Previdenciária na Primeira Infância para a Formação de uma Consciência Cidadã

Autores

  • Profa. Dra. Diana Vaz de Lima Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0002-4477-445X
  • Sra. Jady Wane Rodrigues Cardoso Universidade de Brasília
  • Sr. Álvaro Borba Modernell Ibmec Brasília
  • Sra. Rosa Maria Costa Cavalcante Universidade Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul
  • Sra. Gabriella Melo Barros Universidade Cruzeiro do Sul UNICSUL

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v16i4.3059

Palavras-chave:

aposentadoria;, educação previdenciária, oficinas pedagógicas, previdência, primeira infância

Resumo

Objetivo: Desenvolver ações para disseminar a educação previdenciária na primeira infância e compreender como as crianças podem ser motivadas para desenvolver uma consciência cidadã sobre o tema da previdência. Quando se fala de previdência, comumente a primeira infância é uma fase da vida pouco explorada. Na concepção da Teoria do Ciclo da Vida, frequentemente invocada para explicar as motivações para as demandas de longo prazo em relação à aposentadoria e, para os comportamentos financeiros das pessoas à medida que envelhecem (Neri, 2007), está a premissa de que as pessoas em geral têm um padrão mais ou menos definido na acumulação de patrimônio (Modigliani, 1986).

Método: A partir da aprovação do projeto de pesquisa pelo Conselho de Ética da Universidade de Brasília (CEP/CHS/UnB), foram realizadas oficinas pedagógicas em quatro encontros presenciais ocorridos nos meses de abril e maio de 2021, com a participação de 12 crianças entre cinco e seis anos de idade matriculadas em uma escola de educação infantil. Para potencializar a capacidade criativa e o aprendizado das crianças sobre o tema, foi utilizada como literatura de suporte a obra intitulada O Tesouro do Vovô, de autoria de Álvaro Borba Modernell. As oficinas ocorreram às quintas-feiras, dia da semana reservado para as aulas de artes da referida turma. As oficinas foram realizadas nos 40 minutos finais da aula, distribuídas em quatro encontros de 50 minutos cada (dias 8, 22 e 29 de abril e 6 de maio de 2021).

Resultados: A realização das oficinas permitiu criar um campo de conhecimento coletivo na medida da compreensão das crianças sobre o tema, em um ambiente controlado e com o devido suporte de pessoas adultas. Contribuições: O presente estudo demonstrou a importância da introdução da fase de aprendizagem (learning) na Teoria do Ciclo da Vida.

Biografia do Autor

Profa. Dra. Diana Vaz de Lima, Universidade de Brasília

Contadora (AEUDF), mestre em administração (UnB), doutora em ciências contábeis (UnB/UFPB/UFRN) com pós-doutoramento concluído em contabilidade e controladoria (FEARP/USP). Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais e do Programa de Mestrado em Administração Pública (PPGA) da Universidade de Brasília

Sra. Jady Wane Rodrigues Cardoso, Universidade de Brasília

Bacharek em Ciências Contábeis pelo Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília

Sr. Álvaro Borba Modernell, Ibmec Brasília

Professor do Ibmec Brasília, mestre em gestão financeira, especialista em educação financeira e previdenciária

Sra. Rosa Maria Costa Cavalcante, Universidade Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul

Coordenadora pedagógica em educação infantil, pedagoga e mestre em gestão curricular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Sra. Gabriella Melo Barros, Universidade Cruzeiro do Sul UNICSUL

Professora atelerista em educação infantil, pedagoga e graduanda em artes visuais pela Universidade Cruzeiro do Sul UNICSUL

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

Vaz de Lima, D., Wane Rodrigues Cardoso, J. ., Borba Modernell, Álvaro, Costa Cavalcante, R. M., & Melo Barros, G. (2022). Educação Previdenciária na Primeira Infância para a Formação de uma Consciência Cidadã. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 16(4). https://doi.org/10.17524/repec.v16i4.3059