Inserção internacional da pesquisa científica em Contabilidade desenvolvida no Brasil

Autores

  • Flávia Cruz de Souza CPGA/UFSC
  • André Carlos de Souza PPGC/UFSC
  • José Alonso Borba PPGC/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v5i2.345

Palavras-chave:

Produção Científica, Inserção Internacional, Ciências Contábeis.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a inserção internacional da produção científica da área de Ciências Contábeis desenvolvida no Brasil, além de identificar outros atributos que podem potencializar a publicação internacional. Para isso, foram coletadas informações dos Curricula Lattes de 236 pesquisadores, provenientes de dois grupos: (i) doutores egressos do programa de pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo; e (ii) professores vinculados a 16 programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis nacionais. Optou-se por analisar a produção científica internacional dos grupos mencionados, pois se acredita que estes são os responsáveis por grande parte da publicação nacional e internacional desenvolvida na área de Contabilidade e Controladoria. Após algumas exclusões, chegou-se a um total de 236 docentes a serem analisados. As informações coletadas compreendiam todo o período do currículo do docente (ou seja, desde o início do currículo) até 2009 e eram referentes a: publicação internacional e nacional, realização de doutorado sanduíche e pós-doutorado, participação em grupos de pesquisa, orientações concluídas e curso de doutorado realizado. Os principais resultados evidenciaram que os docentes publicaram 308 artigos em periódicos internacionais e 3.561 artigos em periódicos nacionais; 42 docentes concluíram pós-doutorado, a maioria em instituições norte-americanas; 84% dos docentes participam ou atuam como líderes de grupos de pesquisa; a média de orientações de mestrado foi de 12 alunos e de doutorado apenas um aluno. Apesar de o estudo ter como foco a quantificação das publicações realizadas pelos docentes da área contábil, sabe-se da importante questão da qualidade dos estudos, a qual deve ser perseguida por qualquer pesquisador, independente de sua área de atuação.

Biografia do Autor

Flávia Cruz de Souza, CPGA/UFSC

Mestre e Doutoranda em Administração (CPGA/UFSC)

André Carlos de Souza, PPGC/UFSC

Graduado e Mestrando em Ciências Contábeis (PPGC/UFSC)

José Alonso Borba, PPGC/UFSC

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis (CCN/UFSC) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC/UFSC)

Downloads

Publicado

12-08-2011

Como Citar

de Souza, F. C., de Souza, A. C., & Borba, J. A. (2011). Inserção internacional da pesquisa científica em Contabilidade desenvolvida no Brasil. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 5(2), 97–120. https://doi.org/10.17524/repec.v5i2.345

Edição

Seção

Artigos