Inserção internacional da pesquisa científica em Contabilidade desenvolvida no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v5i2.345Palavras-chave:
Produção Científica, Inserção Internacional, Ciências Contábeis.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a inserção internacional da produção científica da área de Ciências Contábeis desenvolvida no Brasil, além de identificar outros atributos que podem potencializar a publicação internacional. Para isso, foram coletadas informações dos Curricula Lattes de 236 pesquisadores, provenientes de dois grupos: (i) doutores egressos do programa de pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo; e (ii) professores vinculados a 16 programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis nacionais. Optou-se por analisar a produção científica internacional dos grupos mencionados, pois se acredita que estes são os responsáveis por grande parte da publicação nacional e internacional desenvolvida na área de Contabilidade e Controladoria. Após algumas exclusões, chegou-se a um total de 236 docentes a serem analisados. As informações coletadas compreendiam todo o período do currículo do docente (ou seja, desde o início do currículo) até 2009 e eram referentes a: publicação internacional e nacional, realização de doutorado sanduíche e pós-doutorado, participação em grupos de pesquisa, orientações concluídas e curso de doutorado realizado. Os principais resultados evidenciaram que os docentes publicaram 308 artigos em periódicos internacionais e 3.561 artigos em periódicos nacionais; 42 docentes concluíram pós-doutorado, a maioria em instituições norte-americanas; 84% dos docentes participam ou atuam como líderes de grupos de pesquisa; a média de orientações de mestrado foi de 12 alunos e de doutorado apenas um aluno. Apesar de o estudo ter como foco a quantificação das publicações realizadas pelos docentes da área contábil, sabe-se da importante questão da qualidade dos estudos, a qual deve ser perseguida por qualquer pesquisador, independente de sua área de atuação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.