HABILIDADES DE RACIOCÍNIO CRÍTICO DE ALUNOS DE CONTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v1i2.9Palavras-chave:
Contabilidade, Raciocínio Crítico, MSLQ, Teste Ennis-Weir, Habilidades de Leitura e Redação, Indicador FleschResumo
Sistemas educacionais ao redor do mundo avaliam o desempenho acadêmico de alunos com base em habilidades de leitura e redação, com evidências sobre o papel essencial do raciocínio crítico. Para aprimorar a educação na área de negócios é necessário melhor entendimento sobre o raciocínio crítico dos alunos, bem como sobre suas habilidades de comunicação. Esta pesquisa focou na avaliação de habilidades de leitura, redação e raciocínio crítico de alunos de contabildiade utilizando instrumentos validados: (a) Questionário de Estratégias Motivadoras para Aprendizagem (Motivated Strategies for Learning Questionnaire, MSLQ), (b) Teste Escrito de Raciocínio Crítico de Ennis-Weir (Ennis-Weir Critical Thinking Essay Test, EW-CTET), e (c) Indicador Flesch de Facilidade de Leitura (Flesch Reading Ease, em Inglês e versão adaptada para o Português). Os participantes escreveram uma pequena redação que foi avaliada em termos de qualidade de escrita e raciocínio crítico com base no EW-CTET. Os resultados trouxeram indicações de boa qualidade de escrita e evidência de níveis elevados de raciocínio crítico. Diferenças significativas (e.g., gênero, maternidade/paternidade, nível de estudos, e estágio no programa) não foram observadas nas métricas sobre níveis de facilidade de leitura dos produtos escritos gerados pelos participantes. Elementos para o aprimoramento de desempenho dos participantes alinhados com suas habilidades de raciocínio crítico são discutidos juntamente com reflexão profunda sobre comportamento de educadores como agentes de mudança neste cenário. Sugere-se que diferenças culturais sobre raciocínio crítico observadas neste estudo relacionadas com a percepção de autoridade sejam examinadas em futuras investigações.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.