HABILIDADES DE RACIOCÍNIO CRÍTICO DE ALUNOS DE CONTABILIDADE

Autores

  • Edgard B. Cornachione, JR. U. of Sao Paulo/Brazil (Associate Professor) & U. of Illinois at Urbana-Champaign/USA
  • Hohn R. Duncan Clemson University/USA (Assistant Professor) & U. of Illinois at Urbana-Champaign/USA
  • Scott D. Johnson University of Illinois at Urbana-Champaign/USA (Full Professor and Department Head)

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v1i2.9

Palavras-chave:

Contabilidade, Raciocínio Crítico, MSLQ, Teste Ennis-Weir, Habilidades de Leitura e Redação, Indicador Flesch

Resumo

Sistemas educacionais ao redor do mundo avaliam o desempenho acadêmico de alunos com base em habilidades de leitura e redação, com evidências sobre o papel essencial do raciocínio crítico. Para aprimorar a educação na área de negócios é necessário melhor entendimento sobre o raciocínio crítico dos alunos, bem como sobre suas habilidades de comunicação. Esta pesquisa focou na avaliação de habilidades de leitura, redação e raciocínio crítico de alunos de contabildiade utilizando instrumentos validados: (a) Questionário de Estratégias Motivadoras para Aprendizagem (Motivated Strategies for Learning Questionnaire, MSLQ), (b) Teste Escrito de Raciocínio Crítico de Ennis-Weir (Ennis-Weir Critical Thinking Essay Test, EW-CTET), e (c) Indicador Flesch de Facilidade de Leitura (Flesch Reading Ease, em Inglês e versão adaptada para o Português). Os participantes escreveram uma pequena redação que foi avaliada em termos de qualidade de escrita e raciocínio crítico com base no EW-CTET. Os resultados trouxeram indicações de boa qualidade de escrita e evidência de níveis elevados de raciocínio crítico. Diferenças significativas (e.g., gênero, maternidade/paternidade, nível de estudos, e estágio no programa) não foram observadas nas métricas sobre níveis de facilidade de leitura dos produtos escritos gerados pelos participantes. Elementos para o aprimoramento de desempenho dos participantes alinhados com suas habilidades de raciocínio crítico são discutidos juntamente com reflexão profunda sobre comportamento de educadores como agentes de mudança neste cenário. Sugere-se que diferenças culturais sobre raciocínio crítico observadas neste estudo relacionadas com a percepção de autoridade sejam examinadas em futuras investigações.

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Publicado

11-12-2008

Como Citar

B. Cornachione, JR., E., R. Duncan, H., & D. Johnson, S. (2008). HABILIDADES DE RACIOCÍNIO CRÍTICO DE ALUNOS DE CONTABILIDADE. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 1(2), 43–70. https://doi.org/10.17524/repec.v1i2.9

Edição

Seção

Artigos