Harmonia entre as informações contidas no texto e nos números dos relatórios anuais de empresas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v9i1.1177Palavras-chave:
Relatórios Anuais, Dissonância cognitiva, Análise de Conteúdo.Resumo
O presente trabalho teve o objetivo de analisar a harmonia entre as informações transmitidas nas seções narrativas dos relatórios anuais e o desempenho financeiro das empresas. A amostra foi composta por 120 empresas dentre as listadas na BM&FBovespa no ano de 2009, sendo as 60 com maior variação positiva e as 60 com maior variação negativa de resultado contábil líquido. Foram selecionadas palavras-chave referentes a três temas centrais: rentabilidade, crescimento e gestão e por meio de análise de conteúdo foi avaliado o sentido que estas palavras-chave apareciam nos relatórios (positivo quantitativo, positivo qualitativo, negativo quantitativo e negativo qualitativo). Obtidas as frequências, foram realizadas duas regressões logísticas para comparação do texto com os números, sendo uma pela frequência bruta de palavras e outra pela ponderação de termos. Os resultados indicam que, nas informações ligadas ao tema rentabilidade, o texto é harmônico com os números. Nas informações referentes ao crescimento, a harmonia é parcial. E quando se trata de informações ligadas à gestão, existe conflito entre as seções narrativas e o desempenho das empresas. Finalmente, constatou-se que quanto mais subjetivas são as informações, maior o conflito.Referências
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