Desenvolvimento Cognitivo e Afetivo dos estudantes de Contabilidade – influência do Método de Caso à luz da Taxonomia de Bloom
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v13i4.2363Palavras-chave:
Método de caso, Desenvolvimento cognitivo e afetivo, Taxonomia de BloomResumo
Objetivo: avaliar o desenvolvimento cognitivo e afetivo alcançado com a técnica de ensino de método de caso, com base na Taxonomia de Bloom em estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Federal de Ensino Superior.
Método: quase-experimento em grupo de alunos (intacto sem seleção), na disciplina de Estrutura das Demonstrações Contábeis do 4ª semestre, durante o primeiro semestre de 2018.
Resultados: revelam que a utilização de uma técnica de ensino ativa, como um instrumento complementar, possui a capacidade de influenciar no nível de desenvolvimento cognitivo e afetivo alcançado pelos estudantes, estimulando também, a tomada de decisão, comunicação e a resolução de problemas, além de propiciar um ambiente de aprendizagem mais interativo, dinâmico, reflexivo e motivador, tornando os estudantes responsáveis pela própria aprendizagem, proporcionando assim, ação e interação do sujeito com o seu objeto de estudo, elementos essenciais e pertinentes para a construção de conhecimento.
Contribuições: os dados levantados nesta pesquisa permitem inferir que o uso do método de caso, como técnica complementar de ensino, contribuiu com o desenvolvimento da aprendizagem superficial, pois ampliou o nível de desenvolvimento mais básico, além de auxiliar na ampliação de todos os níveis cognitivos de forma parcial e proporcionar a motivação nos estudantes.
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