Coordenação e controle nos Enanpads de 1998 a 2005: em busca da pesquisa positiva
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v2i3.31Palavras-chave:
Enanpad, Contabilidade Gerencial, análise de conteúdo, coordenação, controleResumo
A pesquisa mundial tem abordado o tema Coordenação e Controle como sendorelevante para os estudos organizacionais, especialmente quanto à Contabilidade Gerencial (Management Accounting).No Brasil, o Enanpad tem sido o fórum adequado para a discussão deste e de outros temas da administração. O presente artigo tem por objetivo fazer uma revisão nos anais dos Enanpads no período compreendido entre 1998 e 2005, verificando, em todos os trabalhos, aqueles que, de alguma maneira, tratam da área de Coordenação e Controle. Do total de artigos publicados pelo Enanpad neste período, retirou-se uma amostra pela aplicação de filtros de pesquisas pelo critério de palavras-chave e conectores Booleanos, utilizando-se sinônimos e/ou palavras comumente referidas à área Coordenação e Controle, para restringir a pesquisa. Ao final, obteve-se o número de 164 artigos que demonstraram características positivas. Desse grupo, por meio de análise de conteúdo, encontramos um total de 95 artigos que apenas têm e testam a hipótese, e os demais artigos não têm e nem testam as hipóteses. Testes estatísticos permitiram não rejeitar a hipótese de que existe relação positiva entre a referência bibliográfica usada e o direcionamento que o autor dá à natureza final do seu trabalho, para a linha empíricopositiva, observando a literatura nacional e a literatura estrangeira.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.