Gerenciamento de resultados e guidance: um estudo em empresas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v18i4.3405Palavras-chave:
gerenciamento de resultados, Guidance, Companhias abertasResumo
Objetivo: O presente estudo investigou se o atingimento do guidance divulgado por empresas brasileiras é explicado pela prática de gerenciamento de resultados.
Método: A amostra compreende as companhias listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3 S.A.) no período de 2010 a 2020. A pesquisa coletou o guidance divulgado pelas companhias acerca de indicadores contábeis e de desempenho e comparou-os com os números efetivamente realizados, gerando a variável erro no atingimento do guidance. Os níveis de gerenciamento de resultados contábeis foram analisados por accruals e por atividades operacionais.
Resultados: Ao analisar a regressão, é possível inferir que, para atingir o guidance divulgado, quando a projeção está acima do realizado, as empresas utilizam o gerenciamento por accruals. No entanto, quando o guidance está abaixo do realizado, as empresas utilizam o gerenciamento por atividades operacionais.
Contribuições: A pesquisa contribui para enriquecer a discussão acerca do tema guidance e gerenciamento de resultado, além de incluir uma variável capaz de captar o erro no atingimento do guidance divulgado, o que reforça seu caráter inovador.
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