Um estudo sobre a viabilidade de implantação do pregão eletrônico e uma contribuição na apuração dos resultados nos processos licitatórios

Autores

  • Wellinghton de Souza Fucape
  • Aridelmo José Campanharo Teixeira Fucape

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v2i2.29

Palavras-chave:

Pregão Eletrônico, Licitação, Transparência

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar, com base em um estudo exploratório/descritivo e análise qualitativa/quantitativa, após a implantação do pregão eletrônico, o impacto nas licitações das empresas/entidades no Estado do Espírito Santo. Apresentam-se na revisão da literatura as principais notícias divulgadas pelas empresas/entidades que já implantaram o pregão eletrônico. São realizadas análises das entrevistas com utilização de formulário em 25 das 39 empresas/entidades no Estado do Espírito Santo. Conclui-se que: a) o pregão eletrônico reduz os preços unitários dos produtos/serviços nas licitações por permitir maior quantidade de participantes; b) o pregão eletrônico reduz os custos operacionais nas licitações por reduzir os custos com impressão de editais e cópias tendo pouca referência à mão-de-obra; c) a dificuldade encontrada com maior relevância é o desconhecimento do sistema, sendo superado por meio da intensificação nos treinamentos; d) a vantagem com melhor performance é a maior concorrência dos licitantes, sendo a principal desvantagem a queda na conexão, entretanto, o consenso apontado é que houve melhora quanto à transparência do processo com o fim das cartas marcadas entre os fornecedores. Sugere-se nova forma de apuração dos resultados, sendo restrito à população analisada. Não foi objetivo do trabalho saber se a corrupção aumentou ou reduziu após a implantação do Pregão Eletrônico devido à elevada complexidade de tal assunto.

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Publicado

14-04-2009

Como Citar

de Souza, W., & Campanharo Teixeira, A. J. (2009). Um estudo sobre a viabilidade de implantação do pregão eletrônico e uma contribuição na apuração dos resultados nos processos licitatórios. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 2(2), 75–94. https://doi.org/10.17524/repec.v2i2.29

Edição

Seção

Artigos