Influential Factors in Student Retention: A Study Involving Undergraduate Students in Accountancy

Authors

  • Luis Felipe Hortenzi Vilela Braga PUC SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Neusa Maria dos Santos Bastos Fernandes Santos PUC SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • José Carlos Toledo UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
  • Andrei Aparecido Albuquerque UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
  • Jhon Franky Bernedo Gonzales UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v12i3.1778

Keywords:

Student retention, undergraduate Accountancy program, influential factors in student retention, factor analysis, structural equation modeling

Abstract

Objective: The research objective is to analyze influential factors in student retention with a view to producing indicators for the management of Accountancy courses. The factors considered derive from the model by Cabrera, Nora and Castañeda (1992), including cognitive and behavioral factors as well as factors external to the institution. Method: The data were collected through a survey, involving a sample of 155 students from an undergraduate Accountancy program. The students’ perception of the factors considered was measured on a Likert scale. The data were submitted to factorial analysis and structural equation modeling. Results: The results evidenced that the factors “encouragement by close persons” and “academic and intellectual development” were more important in the explanation of student retention. Contributions: The results contribute to the creation of mechanisms and indicators that affect the retention, contributing to the management of the Accountancy courses through the students’ perception of the course and its context.

Author Biographies

Luis Felipe Hortenzi Vilela Braga, PUC SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Ciências Contábeis, pós graduação em Gestão Estratégica de Empresas pelo Centro Universitário Central Paulista (UNICEP) e pós graduação em Finanças e Controladoria - 2013 pela Universidade de são Paulo (USP), Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais-2016 pela Pontifícia Universidade Católica do Estado de São Paulo. Tem experiência profissional em Administração de Empresas focando Gestão Estratégica e Controladoria

Neusa Maria dos Santos Bastos Fernandes Santos, PUC SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculty Research Program Fellow - McGill University, Canadá (1996) / Pós-Doutorado, Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela USP (1992), Mestrado em Administração pela USP (1984) e Graduação em Administração de Empresas pela USP (1974). Em 1990 foi Fulbright Scholar (CIES/USA) na Business School of the University of Michigan, Ann Arbor (UMI). Entre 2003 e 2009 foi bolsista do Governo Canadense pelo Programa International Council of Canadian Scholars (ICCS/Otawa). Professora Honoris Causa (Rede Paulista de Ensino Superior). Autora de livros, capítulos, trabalhos completos apresentados em congressos acadêmicos e artigos publicados em periódicos de âmbitos internacional e nacional. Coordenadora de Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências Contábeis e Financeiras e Coordenadora de Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Administração. Consultora adhoc para agências de fomento (FAPESP, CAPES) e para órgãos públicos educacionais, como Conselho Estadual da Educação de São Paulo (CEE-SP) e INEP. Presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Presidente do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.

José Carlos Toledo, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (1993) e especialização em TQM pela AOTS/JUSE, Japão (1990). Atualmente é professor titular do Departamento de Enga. de Produção e do PPGEP da UFSCar. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Qualidade e Gestão do Desenvolvimento de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de gestão da qualidade, gestão do processo de desenvolvimento de produto, controle e melhoria de processos, gestão da qualidade na agroindústria, sistemas de gestão da qualidade para unidades de produção rural, ferramentas para melhoria contínua da qualidade, gestão da qualidade e acreditação em serviços de saúde.

Andrei Aparecido Albuquerque, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Administração das Organizações; Mestre em Controladoria e Contabilidade; MBA Controladoria e Finanças e Bacharel em Ciências Contábeis, todos os títulos pela Universidade de São Paulo (USP). Foi visiting scholar na University of Ilinois at Urbana-Champain. Atualmente é professor no Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar.Docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos da UFSCar, Atua nas Áreas de Administração Financeira, Mercado Financeiro, Engenharia Econômica, Custos e Controladoria. Os temas de interesse em ensino pesquisa e extensão são: Custo de Capital, Estrutura de Capital, Desempenho Financeiro e Gestão Baseada em Valor.

Jhon Franky Bernedo Gonzales, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Matemáticas pela Universidad Nacional de San Agustin-Arequipa (2005), Mestrado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística.

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Published

2018-07-26

How to Cite

Braga, L. F. H. V., Santos, N. M. . dos S. B. F., Toledo, J. C., Albuquerque, A. A., & Gonzales, J. F. B. (2018). Influential Factors in Student Retention: A Study Involving Undergraduate Students in Accountancy. Journal of Education and Research in Accounting (REPeC), 12(3). https://doi.org/10.17524/repec.v12i3.1778

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