Fatores de Influência na Retenção Discente: Um Estudo com Alunos de Graduação em Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v12i3.1778Palavras-chave:
Retenção discente, graduação em Ciências Contábeis, fatores de influência na retenção discente, análise fatorial, modelagem por equações estruturaisResumo
Objetivo: O objetivo da pesquisa é analisar fatores de influência na retenção discente, visando à geração de indicadores para a gestão de cursos de Ciências Contábeis. Os fatores considerados são derivados do modelo de Cabrera, Nora e Castañeda (1992) e abrangem fatores cognitivos, comportamentais e externos à instituição. Método: Os dados foram coletados por meio de pesquisa survey, com uma amostra de 155 alunos de um curso de graduação presencial em Ciências Contábeis. Mediu-se a percepção dos alunos em uma escala Likert, quanto aos fatores considerados. Os dados foram submetidos à análise fatorial e à modelagem por equações estruturais. Resultados: Os resultados evidenciaram maior importância dos fatores “encorajamento de pessoas próximas” e “desenvolvimento acadêmico e intelectual” na explicação da retenção discente. Contribuições: Os resultados contribuem para a criação de mecanismos e indicadores com impacto na retenção, colaborando com a gestão dos cursos de Ciências Contábeis, por meio da percepção dos discentes em relação ao curso e seu contexto.Referências
Araujo, A. M. P. & Mello, R. R. (2014). What is the training of the accounting professor in Brazil. Creative Education. Recuperado em 20 de setembro, 2015 de www.scirp.org/journal/PaperInformation.aspx?PaperID=47146. doi: http://dx.doi.org/10.4236/ce.2014.511102
Astin, A. W. (1975). Preventing students from dropping out. San Francisco: Jossey-Bass.
Astin, A. W. (1984). Student involvement: a developmental theory for higher education. Journal of college student personnel, 25(4), pp. 297-308. Recuperado em 14 de setembro, 2015, de https://www.middlesex.mass.edu/ace/downloads/astininv.pdf
Bean, J. P. (1982). Conceptual models of student attrition: How theory can help the institutional researcher. New Directions for Institutional Research, 36, pp. 17-33. doi: http://dx.doi.org/10.1002/ir.37019823604
Bean, J. P. & Metzger, B. S. (1985). A conceptual model of nontraditional undergraduate student attrition. Review of Educational Research, 55(4), pp. 485-540. doi: http://dx.doi.org/10.2307/1170245
Bean, J. P. y Vesper, N. (1990). Qualitative approaches to grounding theory in data: Using LISREL to develop a local model and theory of student attrition. Communication presented in the annual meeting of the American Educational Research Association, Boston, EUA.
Bentler, P. M. (1990). Comparative fit indexes in structural models. Psychological Bulletin, Washington, DC, 107(2), pp. 238-246. doi: http://dx.doi.org/10.1037/0033-2909.107.2.238
Berger, J. B., Ramirez, G. B. & Lyons, S. (2012). A historical look at retention. In: SEIDMAN, A. College student retention: formula for student success. 2ª ed. Maryland: Rowman & Littlefield, pp. 7-34. doi: http://dx.doi.org/10.12691/education-2-6-13
Biazus, C. A. (2004). Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir-se dos cursos de graduação na UFSM e na UFSC: um estudo no Curso de Ciências Contábeis. Tese de Doutorado em Engenharia de Produção. Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Recuperado em 10 de setembro, 2016 de https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/87138
Brown, T. A. (2015). Confirmatory factor analysis for applied research. New York: Guilford.
Browne, M. W. & Cudeck, R. (1993). Alternative ways of assessing model fit. Sage Focus Editions, 154, pp. 136-136. doi: http://dx.doi.org/10.1177/0049124192021002005 -
Byrn, M. & Flood, B. (2005). A study of accounting students' motives, expectations and preparedness for higher education. Journal of Further and Higher Education, 29(2), pp. 111-124. doi: http://dx.doi.org/10.1080/03098770500103176
Cabrera, A. F., Nora, A. & Castañeda, M. B. (1992). M. B. The role of finances in the persistence process: a structural model. Research in HigherEducation, 33(5), pp. 571-593. http://dx.doi.org/10.1007/BF00973759
Cabrera, A. F., Castañeda, M .B., Nora, A. & Hengstler, R. (1992). The convergence between two theories of college persistence. The Journal of Higher Education, pp. 143-164. doi: http://dx.doi.org/10.2307/1982157
Cislaghi, R. (2008). Um modelo de sistema de gestão do conhecimento em um framework para a promoção da permanência discente no ensino de graduação. Tese de Doutorado em Gestão do Conhecimento. Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento- Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Recuperado em 21 de outubro, 2016 de http://btd.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2010/06/Renato-Cislaghi.pdf
Cunha V. A. da, Nacimento J. E. & Dursoo S.(2016). Razões e Influências para a Evasão Universitária: Um estudo com Estudantes Ingressantes nos cursos de Ciências Contábeis de Instituições Públicas Federais da Região Sudeste. Advances in ScientificandAppliedAccounting, 9(2), pp. 141-161. doi: http://dx.doi.org/10.14392/asaa.2016090202
Cunha P. R. da, Gomes, G. & Beck, F. (2016). Satisfação dos Estudantes do Curso de Ciências Contábeis: Estudo em Universidades Públicas de Santa Catarina. Contabilidade Vista & Revista, 27(1). Recuperado em 16 de maio, 2017 de http://www.redalyc.org/html/1970/197045799004/
Dias, E. C. M.; Theófilo, C. R.; Lopes, M. A. S. (2010). Evasão no ensino superior: estudo dos fatores causadores da evasão no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes – MG. In: CONGRESSO USP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, São Paulo, SP, 7.
Ferreyra, M. M., Aviatabile C. & Botero Álvarez J. (2017). At a Crossroads: Higher Education in Latin America and the Caribbean. Recuperado em 10 de outubro, 2017, de http://hdl.handle.net/10986/26489
Gomes, G., Dagostini, L. & CUNHA, P. R. da (2013). Satisfação dos Estudantes do Curso de Ciências Contábeis: estudo em uma Faculdade do Paraná. Revista da Faculdade de Administração e Economia, 4(2), pp. 102-123. doi: http://dx.doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v4n2p102-123
Hu, L. & Bentler, P. M. (1999). Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: conventional criteria versus new alternatives. StructuralEquationModeling: A MultidisciplinaryJournal, 6(1), pp. 1-55. doi: http://dx.doi.org/10.1080/10705519909540118
INEP. (2016). Censo da Educação Superior: Principais Resultados. Recuperado em 07 de dezembro, 2016 de http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/censo_superior_tabelas.pdf
Lizote, S. A., Verdinelli, M. A., Borba, J. A. & Vale Brasil, M. L. A. do (2014). Satisfação dos Acadêmicos com o Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo em Instituições de Ensino Superior Privadas. Advances in Scientific and Applied Accounting, 7(3), pp. 407-431. doi: http://dx.doi.org/10.14392/ASAA.2014070305
Lobo, M. B. C. M. (2012). Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Cadernos, n.º 25. Recuperado em 09 de outubro, 2015, de www.abmes.org.br/abmes/video/detalhe/id/35
Metzner, B., & Bean, J. (1987). The Estimation of a Conceptual Model of Nontraditional Undergraduate Student Attrition. Research in Higher Education, 27(1), pp. 15-38. Recuperado em 10 de agosto de 2016 de http://www.jstor.org/stable/40195801
Nora, A. (1987). Determinants of retention among Chicano college students: A structural model. Research in highereducation, 26(1), pp. 31-59. doi: http://dx.doi.org/10.1007/BF00991932
Nora, A., Attinasi, L. C. & Matonak, A. (1990). Testing qualitative indicators of precollege factors in Tinto's attrition model: A community college student population. The Review of Higher Education, 13(3), p. 337. doi: http://dx.doi.org/10.1353/rhe.1990.0021
Nora, A. & Rendon, L. I. (1990). Determinants of predisposition to transfer among community college students: A structural model. Research in HigherEducation, 31(3), pp. 235-255. doi: http://dx.doi.org/10.1007/bf00992310
Organisation for Economic Co-Operation and Development (OCDE) (2013). Indicadores educacionais em foco: dados da educação, evidências da educação, políticas da educação, análises da educação e estatísticas da educação. Recuperado em 1 de junho, 2015 de <http://www.oecd.org/edu/skills-beyond-school/INDICADORES%20EDUCACIONAIS%20EM%20FOCO%20N%C2%B011.pdf >
Osborene, J. W. (2014). Best practices in exploratory factor analysis. Louisville: CreateSpace Independent Publishing Platform.
Pascarella, E. T. & Chapman, D. W. (1983). A multiinstitutional, path analytic validation of Tinto’s model of college withdrawal. American educationalresearchjournal, 20(1), pp. 87-102. doi: http://dx.doi.org/10.2307/1162676
Pascarella, E. T., Duby, P.B. & Iverson, B. K. (1983). A text and reconceptualization of a theoretical model of college withdrawal in a commuter institution setting. SociologyofEducation, 56(1), pp. 88-100. doi: http://dx.doi.org/10.2307/2112657
Pascaarella, E. T. & Terenzini, P. K. T.(1980). Predicting freshman persistence and voluntary dropout decisions from a theoretical model. The Journal of Higher Education, 51(1), pp. 60-75. doi: http://dx.doi.org/10.2307/1981125
Paswan, A. K. & Young, J. A. (2002). Student evaluation of instructor: A nomological investigation using structural equation modeling. Journalof Marketing Education, 24(3), pp. 193-202. doi: http://dx.doi.org/10.1177/0273475302238042
Peleias, I. R., Petrucci, V. B. C., Garcia, M. N. & SILVA, D. (2008). Pesquisa sobre a percepção dos alunos do S DO 1º ano de Ciências Contábeis na cidade de São Paulo e as dificuldades por eles percebidas no período noturno. Revista Universo Contábil, 4(1) pp. 81-94. doi: http://dx.doi.org/10.4270/ruc.20084
Pereira, F. C. B. (2003). Determinantes da evasão de alunos e os custos ocultos para as Instituições de Ensino Superior. Tese de doutorado. Universidade do Extremo Sul Catarinense, Florianópolis, SC, Brasil. Recuperado em 16 de novembro, 2016 de https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/86403/198634.pdf
R Core Team. (2015). R: a linguagem e ambiente para computação estatística. Viena: Fundação R para Statistical Computing. Recuperado em 10 de dezembro, 2015 de https://www.r-project.org/contributors.html
Rosseel, Y. (2012). lavaan: an R package for structural equation modeling. JournalofStatistical Software, 48(2), pp. 1-36. doi: http://dx.doi.org/10.18637/jss.v048.i02
Silva Filho, R. L. L., Montejumas P.R., Hipólito O., Lobo, M. B. C. M., A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, pp. 641-659.
Spady, W. G. (1970). Dropouts from higher education: An interdisciplinary review and synthesis. Interchange, 1(1), pp. 64-85. doi: http://dx.doi.org/10.1007/BF02214313
Tinto, V. (1975). Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. ReviewofEducationalResearch, 45(1), pp. 89-125. doi: http://dx.doi.org/10.3102/00346543045001089
Tinto, V. (2006).Research and practice of student retention: what next. Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, 8(1), pp. 1-19. doi: http://dx.doi.org/10.2190/4YNU-4TMB-22DJ-AN4W
Tinto, V. (2012). Completing college: rethinking institutional action. Chicago: University of Chicago Press.
Voorhees, R. A. (1985). Finacial aid and persistence: Do the federal campus-based aid programs make a difference?. JournalofStudent Financial Aid 15: 21-30. Recuperado em 20 de maio, 2017 de http://publications.nasfaa.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1419&context=jsfa
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.