Relato de experiência da aplicação de uma Webquest na disciplina de Contabilidade Comercial

Autores

  • Nadielli Maria dos Santos Galvão Professora da Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v16i4.3138

Palavras-chave:

Aprendizagem, podcast, webquest

Resumo

Objetivo: Apresentar um relato de experiência sobre a adoção da metodologia WebQuest na disciplina de Contabilidade Comercial em um curso de Ciências Contábeis.
Método: O estudo foi realizado na Universidade Federal de Sergipe, no campus de Itabaiana, no curso de Ciências Contábeis, no componente curricular Contabilidade Comercial. A WebQuest trabalhou o tema “Tributos: por que e para quê?”, e a tarefa proposta era elaborar um podcast sobre o assunto. Resultados: Verificou-se que os estudantes ficaram satisfeitos com a interação por meio da WebQuest, considerando sua estrutura fácil e simples de ser compreendida. Além disso, esses estudantes consideraram que a atividade promoveu a criatividade, foi desafiadora e interessante. No entanto, a principal dificuldade apontada foi a questão da edição do áudio, situação comprovada no momento da avaliação das tarefas, visto que a professora, proponente da WebQuest, percebeu que boa parte dos grupos não realizou tal aspecto de forma apropriada para um podcast.

Contribuições: O trabalho pode levar outros professores a adotarem a metodologia em suas práticas pedagógicas por meio da seleção de estratégias de ensino-aprendizagem mais alinhadas com as demandas cognitivas contemporâneas.

Referências

Aguiar, J.G. (2020) Por que é tão difícil inovar nas práticas de ensino? Um modelo de formação universitária centrado na saúde pedagógica. Organicom, 17(32), 60-70. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170921

Bedim, A.A.P. & Fürkotter, M. (2014). O ensino de conceitos geométricos no 2º ano do ensino fundamental usando a webquest “viajando nas obras de arte”. Instrumento, 16(1), 93-103.

Borges Junior, M. et al. (2018). Webquest como recurso pedagógico para trabalhar de forma interdisciplinar nas ciências agrárias: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do Campo. TICs & EaD em Foco, 4(especial), 53-67.

Bottentuit Junior, J.B (2017). Metodologia WebQuest na Formação Inicial Docente: Uma Experiência Com Alunos de Licenciatura em Pedagogia da UFMA. Revista Tecnologias na Educação, 19(9), 1-13.

Bottentuit Junior, J.B.; Santos, C.G. (2014) Revisão Sistemática da Literatura de Dissertações Sobre a Metodologia WebQuest. Revista EducaOnline, 8(2), 1-42.

Bottentuit, J. B. & Coutinho, C. P. (2010) O Uso da Estratégia WebQuest no Ensino Superior: uma análise de duas experiências. Revista Novas Tecnologias na Educação, 8(3), 1-11. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.18082

Bottentuit, J. B.; Coutinho, C. P. (2008) Análise das componentes e a usabilidade das WebQuests em língua portuguesa disponíveis na web: um estudo exploratório.J ISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management, 5(3), 453-468.

Castells; M. (2020) A Sociedade em Rede. Tradução de Roneide Venancio Majer. 22 ed. São Paulo: Paz e Terra. 629p.

Coelho, P.M.F.; Costa; M.R.M & Mattar Neto, J.A. (2018) Saber Digital e suas Urgências: reflexões sobre imigrantes e nativos digitais. Educação & Realidade, 43(3) 1077-1094, DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623674528

Costa, L.F. & Vasconcellos, R.F.R.R. (2019) Webquests Para Ensinar Biotecnologia. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 9(2), 199-214.

Dodge, B. (1995) Some Thoughts About WebQuests. Fevereiro de 1995. Recuperado de: https://webquest.org/sdsu/about_webquests.html Acesso em abril de 2022.

Giovanella, A.; Bertolini, C. & Silveira, S. (2021) EaD4u: ambiente virtual para cursos rápidos de educação a distância. Revista Educacional Interdisciplinar, 10(1), 52-66.

Hahn, F. A. & Giovanni, A. (2015) Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 10(2), p. 430–444. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v10i2.7529

Jacinto, S.; Rocha, Z.F.D.C.& Figueiredo, M.C. Usabilidade De Uma Webquest Para O Ensino De Propriedades Coligativas. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 8(1), 90-104.

Lemos, A. (2005) Cibercultura e Mobilidade. A Era da Conexão. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005. Recuperado em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/140429770509861442583267950533057946044.pdf Acesso em junho de 2022.

Lévy; P. (1999) Cibercultura. Tradução de Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34. 264p.

Marson, I.C.V. & Santos, A.V. (2008) Podcast, Audacity, Youtube, Skypecast, Chat e Webquest: possibilidades didáctico-pedagógicas na Internet para o docente de língua Inglesa. Educação, formação & tecnologias, 1(2), 40-49.

Moran, J.M. (1997) Como utilizar a Internet na educação. Ciência da Informação, 26(2), 1-10. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19651997000200006

Moreira, A.R. et al. (2019) A Filosofia e os Desafios da Educação Contemporânea: a WebQuest como metodologia educacional para o processo de aprendizagem. Revista Tecnologias na Educação, 30(11), 1-12.

Prensky, M. (2001) Digital Natives, Digital Immigrants. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf Acesso em junho de 2022.

Prais, J.L.S. et al (2017). A Webquest como recurso pedagógico no curso de Pedagogia. Texto Livre, 10(1), 167-177. DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.1.164-177

Ramos, D.K. (2010) Processos colaborativos mediados pelo computador e as contribuições da teoria da atividade. Revista Brasileira de Informática na Educação, 18(3), 34-45. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2010.18.03.34

Rossi, J. P. G. & França, F. F. (2020) A metodologia WEBQUEST no contexto das questões de gênero: experiências de educadoras em debate. Interfaces da Educação, 11(32), p. 213–243. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4492

Santos, D.S.; Zanoni, R.C. (2018) Webquest E A Construção De Leitores-Autores Na Era Digital. Caderno Seminal Digital, 31(31), 249-270. DOI: https://doi.org/10.12957/cadsem.2018.34160

Santos, R. & Santos, E. (2014) A WebQuest interativa como dispositivo de pesquisa: possibilidades do Moodle. Educação, formação & tecnologias, 7(1), 30-46.

Santos, T.R. & Barin, C.S. (2015) Webquest como atividade motivadora para a aprendizagem de química. Revista Tecnologias na Educação, 17(12), 1-9.

Silva, C. F. & Mueller, R. R. (2010) Webquest: Uma Ferramenta Adaptável Para A Pesquisa Na Web. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, 8(3), 1-10. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.18107

Silva, F. Q. & Ferrari, H. O. (2009) A Webquest Como Atividade Didática Potencilizadora Da Educação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, 7(1)1-10. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13905

Silva, N.M.. & Bottentuit Junior, J. B. (2014) Uma Proposta de Uso da Metodologia WebQuest para o Ensino e Aprendizagem de Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, 12(1), 1-10. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.50341

Silva, S.F. (2016) Metodologia Webquest: Apropriação E Utilização Nas Aulas De matemática no ensino médio. TICs & EaD em Foco, 2(1), 21-39.

Silveira, D.T. & Córdova, F.P. Unidade 2 – A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, T.E.; SILVEIRA, D.T. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120p.

Tiraboschi, F. F. (2019) Aprendizagem autônoma e WebQuest: experiências de aprendizes pós-graduandos em um ambiente virtual de aprendizagem . Texto Livre, 12(2), 135–151. DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.12.2.135-151

Yoshimoto, G.M.F. & Yoshimoto, E.M. (2018) Webquest E Ensino De Sociologia. CIET:EnPED, São Carlos, jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/521 Acesso em abril de 2022.

Zoch, A. N. & Vanz, L. (2018) Abordagem do conteúdo de radioatividade por meio de uma WebQuest. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, 4(9), 250-265. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.449

Publicado

23-12-2022

Como Citar

Galvão, N. M. dos S. (2022). Relato de experiência da aplicação de uma Webquest na disciplina de Contabilidade Comercial. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 16(4). https://doi.org/10.17524/repec.v16i4.3138