Os impactos da adoção de metodologias ativas no desempenho dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior mineira

Autores

  • Cicero Jose Oliveira Guerra Professor da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu – FACIG
  • Aridelmo José Campanharo Teixeira Professor na Fucdpe Business School

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v10i4.1437

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Curso de Ciências Contábeis, Desempenho dos discentes.

Resumo

Uma reformulação na educação tem sido discutida pela comunidade científica com a finalidade de atender a novos objetivos nos processos de aprendizagem. É um desafio para universidades modificar o seu papel social, agregando novas metodologias de ensino nos seus programas de graduação para se inserirem neste contexto atual. A motivação deste estudo é verificar se a adoção de metodologias ativas de ensino no Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior privada, situada na região da Zona da Mata mineira, contribuiu para o desempenho dos seus discentes, sendo caracterizado como desempenho, nesta pesquisa, a melhoria das notas dos estudantes. As metodologias ativas, atendendo a essa reformulação educacional, estão preocupadas em formar um estudante crítico capaz de atuar no mercado atual, de constantes mudanças. O período de estudo compreende os anos entre 2011 e 2014. Buscou-se responder à seguinte questão: há impacto no desempenho dos discentes do curso de Ciências Contábeis após a implantação de metodologias ativas na IES pesquisada? Para testar a hipótese proposta, utilizou-se o teste de médias T student e métodos de regressão. Os dados analisados foram coletados a partir de documentos cedidos pelos colaboradores da Instituição. Os resultados mostram que há evidências de que a utilização das metodologias ativas no Curso de Ciências Contábeis contribuíram para o desempenho dos estudantes, no período estudado.

Biografia do Autor

Cicero Jose Oliveira Guerra, Professor da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu – FACIG

Mestre em Ciências Contábeis pela Fucape Business School

Aridelmo José Campanharo Teixeira, Professor na Fucdpe Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo

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Publicado

11-10-2016

Como Citar

Guerra, C. J. O., & Teixeira, A. J. C. (2016). Os impactos da adoção de metodologias ativas no desempenho dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior mineira. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 10(4). https://doi.org/10.17524/repec.v10i4.1437

Edição

Seção

Artigos