INFLUÊNCIA DO DESEMPENHO ACADÊMICO NA PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v13i4.2382Palavras-chave:
Justiça no Ambiente de Aprendizagem., Ciências Contábeis., Universidades Federais.Resumo
Objetivo: Buscar evidências que permitam identificar a relação existente entre o desempenho acadêmico de alunos de graduação em ciências contábeis e sua percepção de justiça acadêmica, segregadas nas dimensões distributiva, procedimental e interacional.
Método: Consiste em uma abordagem qualitativa e quantitativa, que teve como amostra 534 alunos de graduação de Ciências Contábeis de nove universidades federais mineiras. Para abordagem quantitativa foram aplicados questionários que buscaram captar a percepção de justiça em suas três dimensões (variáveis dependentes), o desempenho acadêmico (variável explicativa) e oito variáveis de controle. Para abordagem qualitativa foram realizadas entrevistas.
Resultados: As análises quantitativas indicam que das nove variáveis testadas, apenas três variáveis se mostraram estatisticamente significativa: a variável gênero para a justiça procedimental, a variável turno para justiças procedimental e interacional e a variável reprovação para todas as três dimensões de justiça. Em termos qualitativos, os achados mostram que os alunos associam a justiça no ambiente de aprendizagem, de maneira geral, principalmente à figura do professor.
Contribuições: O estudo contribui para a literatura no sentido de identificar como se dá o ambiente acadêmico pela ótica dos alunos, no que tange sua percepção de justiça, concluindo, que o relacionamento com o professor, influencia na sua percepção de justiça.
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