UTILIZAÇÃO DE GRÁFICOS EM DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v2i3.32Palavras-chave:
Demonstrações Financeiras, Gráficos, Informação Contábil, Relatórios Contábeis AnuaisResumo
Este artigo replica o estudo de Beattie e Jones (1992) e tem como objetivo verificar se relatórios anuais que apresentam bom desempenho financeiro (lucro) utilizam gráficos de uma forma diferente, em relação aos relatórios que apresentam prejuízo. Trata-se de estudo exploratório, e o critério de amostragem foi o não-probabilístico, por conveniência. Foram analisados 37 relatórios de 17 empresas de capital aberto, com têm ações negociadas na bolsa de valores de São Paulo (Bovespa). Os relatórios foram obtidos nos sítios eletrônicos das respectivas empresas. Investigou-se se há diferenças na quantidade de gráficos, na área destinada a representações gráficas e na natureza das variáveis representadas graficamente (objetivamente, investigou-se). O estudo revelou que relatórios com situação lucrativa apresentam gráficos em maior quantidade, dedicam maior área a representações gráficas e apresentam gráficos com variáveis diferentes dos que apresentam prejuízo. A pesquisa evidenciou também que relatórios que apresentam lucro menor que o do ano anterior tendem a apresentar gráficos adicionais para explicar as causas da redução do resultado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.