Uma contribuição à historiografia do ensino contábil no Estado do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v5i0.92Palavras-chave:
História da Contabilidade, Historiografia da Educação, Ensino ContábilResumo
Este estudo objetiva evidenciar a origem e a evolução do ensino contábil no Rio Grande do Sul, destacando a contribuição de personalidades, de instituições representativas da classe contábil e de escolas que se dedicaram ao ensino comercial. Foi desenvolvido com base em documentos e livros relacionados à história comercial do Estado, constituindo-se em uma pesquisa exploratório-descritiva. Associadas a esses documentos são divulgadas imagens visando ilustrar alguns dos fatos mencionados. O estudo revela que o ensino contábil no Rio Grande do Sul pode ser caracterizado em três momentos distintos: suas primeiras evidências mediante o ensino prático de uma disciplina secundarista; seu fortalecimento por meio de órgãos de classe relacionados aos caixeiros e guarda-livros e de escolas focadas no ensino contábil; e sua consolidação com a criação da Escola de Comércio de Porto Alegre em 1909, cujos 100 anos foram completados em 2009 já como Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Embora o cenário em que se desenvolve o estudo seja regional, espera-se contribuir também para a historiografia do ensino e cultura contábil brasileira.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.