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Authors

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  • Kelli Juliane Favato Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v15i2.2666

Keywords:

Teoria Institucional, Sustentabilidade, Ensino Superior em Ciências Contábeis, Educação Ambiental, Ensino de Sustentabilidade

Abstract

Objetivo: compreender o processo de institucionalização do tema sustentabilidade no curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Método: Estudo de caso exploratório com entrevistas semiestruturadas com 8 docentes que estão envolvidos com o tema e/ou presenciaram a sua inserção no curso. Empregou-se a análise de conteúdo, onde foram estabelecidas 6 categorias. A triangulação dos dados foi estabelecida utilizando o referencial teórico, as respostas dos entrevistados e os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) referentes aos anos 2000, 2006, 2009, 2013 e 2016.

Resultados: demonstram que o tema sustentabilidade está semi-institucionalizado em transição para o institucionalizado. A natureza do conceito de sustentabilidade adotado pelo curso possuí características de manutenção do status quo e reformista. Concluiu-se que a disciplina que aborda sustentabilidade tem atributos mais holísticos e interdisciplinares do que o curso de contabilidade como um todo.

Contribuições: a contribuição prática deste estudo é servir de base para que outras instituições possam inserir o tema sustentabilidade em seus projetos pedagógicos. Quanto a contribuição teórica o estudo mostra a aplicabilidade da Teoria Institucional de modo empírico, além do nível organizacional empresarial, adentrando no ambiente educacional.

Author Biographies

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Mestra em Administração pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina. Graduada de Ciências Contábeis (Universidade Estadual de Londrina). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (Universidade Estadual de Londrina). Pós-graduada em Criação e Produção Audiovisual (Faculdade Pitágoras). Experiência profissional nas áreas comercial, administrativa e contábil. Atualmente trabalha como professora adjunta na Universidade Positivo e no Centro Universitário Filadélfia em Londrina. Criadora do site e canal de educação financeira Saindo da Roda Finanças.

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Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina (1997), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Maringá (2004), Doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2008) e Pós-Doutorado em Ciências Contábeis pela FURB (2014). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências Contábeis, atuando no curso de Mestrado em Administração de Empresas e no curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina. Coordenador do curso de Especialização em Contabilidade Financeira e Tributária. Docente de diversos cursos de pós-graduação. Tem experiência na área contábil, com ênfase em Contabilidade Societária, Gestão de Custos e Tópicos Contemporâneos de Contabilidade. Consultor ad hoc de diversos congressos e periódicos científicos. Pesquisador atuante nas áreas de Contabilidade Societária, Processos de Mudança em Contabilidade Gerencial, Indicadores Contábeis, Relatórios de Sustentabilidadr e áreas afins.

Kelli Juliane Favato, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Ciências Contábeis (área de controladoria) pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2019). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2017). Pesquisa na área de contabilidade para usuários externos, Relato Integrado, contabilidade socioambiental. Interesse em sensemaking, teoria institucional e stakeholders. E-mail: kelli.favato@gmail.com

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Published

2021-07-01

How to Cite

Português, P., Português, P., & Favato, K. J. (2021). Journal of Education and Research in Accounting (REPeC), 15(2). https://doi.org/10.17524/repec.v15i2.2666