ÉTICA PROFISSIONAL CONTÁBIL: UMA ANÁLISE VISUAL DA PERCEPÇÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v6i1.237Palavras-chave:
Ética profissional, Contabilidade, Estereótipos, Percepção pública.Resumo
O declínio do número e da qualidade dos estudantes de Contabilidade tem sido mundialmente uma fonte de preocupação de acadêmicos e profissionais. Esse fato, de acordo com Albrecht e Sack (2000), se dá em função de diversos fatores, como mudanças no ambiente empresarial, a diminuição nos níveis de salário da profissão, o aparecimento de outras carreiras como alternativas mais atraentes aos estudantes e a falta de informação e/ou desentendimento sobre a carreira de Contabilidade. Para Carnegie e Napier (2010), é importante a compreensão das imagens externas da Contabilidade e dos contadores para a apreciação dos papéis desses profissionais em um contexto social mais amplo. Nessa direção, para Belski et al. (2004), o sucesso da profissão de Contabilidade depende largamente de como a profissão é vista pelo público, sendo que a imagem da profissão de Contabilidade foi abalada no passado recente pela ampla publicidade de fraudes, escândalos e falências envolvendo firmas e profissionais de Contabilidade. Para contribuir com o entendimento desse fenômeno, o objetivo desta pesquisa é identificar e analisar se os profissionais de Contabilidade são estereotipados de maneira negativa pela percepção pública em relação à ética. Por meio de uma pesquisa de campo envolvendo 1.034 respondentes selecionados aleatoriamente, com a utilização de um fotoquestionário adaptado, e por utilização de testes de diferença de médias, concluiu-se pela rejeição da hipótese central, não sendo possível afirmar que os profissionais de Contabilidade são negativamente estereotipados no que tange a sua ética profissional, contradizendo autores da literatura. Não foram encontradas diferenças significativas em função do gênero, formação profissional e níveis de escolaridade dos respondentes, além de ser possível afirmar uma percepção positiva por meio da análise dos intervalos de confiança. Limitações e recomendações para trabalhos futuros estão ambos presentes na última seção.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.