Intenção Empreendedora e Motivação para Aprender de Estudantes do Curso de Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v15i4.2795Palavras-chave:
Comportamento empreendedor; , ensino-aprendizagem em Ciências Contábeis;, Contabilidade comportamental.Resumo
Objetivo: Analisar a relação entre intenção empreendedora e motivação para aprender dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria.
Método: Ancorada na Teoria do Comportamento Planejado, tem-se como base teórica a intenção empreendedora de Liñán e Chen (2009) e a motivação para aprender de Tho (2017). Deste modo, a pesquisa é quantitativa, descritiva, tipo survey. Os dados foram obtidos por meio da aplicação do Questionário de Intenção Empreendedora (Liñán & Chen, 2009) e do Questionário de Motivação para Aprender (Tho, 2017). Participaram da pesquisa 219 alunos do curso pesquisado. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente.
Resultados: Os resultados revelaram que a motivação para aprender, percepção comportamental e intenção empreendedora dos acadêmicos são moderadas, enquanto que atitude pessoal e normas subjetivas apresentam-se em razão alta. Além disso, não houve correlação significativa entre os constructos de motivação para aprender e intenção empreendedora. Ao aprofundar as análises, por meio de regressão, evidenciou-se que a intenção empreendedora influencia a motivação para aprender.
Contribuições: O presente estudo contribui para a compreensão de aspectos comportamentais dos alunos de Ciências Contábeis, oportunizando e incentivando o desenvolvimento de um comportamento mais motivado a apreender e empreender.
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