Eu quero, eu posso, mas será que eu consigo? Fenômeno Impostor em pós-graduandos stricto sensu da área de negócios
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v15i4.2818Palavras-chave:
Fenômeno Impostor, Pós-graduação stricto sensu, Área de negóciosResumo
Objetivo: Identificar os fatores que caracterizam o Fenômeno Impostor de pós-graduandos stricto sensu da área de negócios.
Método: a pesquisa contou com a participação válida de 613 discentes nas fases de pré-teste e 1.816 discentes na coleta final. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, Análise Fatorial Confirmatória e Análise Fatorial Exploratória.
Resultados: os indicadores da CIPS apontaram para uma bidimensionalidade, sendo que um dos fatores caracteriza sentimentos de falsidade e subestimação e outro relacionado à sorte ou ao acaso. Os resultados ainda apontam que os sentimentos impostores na área de negócios estão mais voltados para a percepção de falsidade ou subestimação, do que para a atribuição do sucesso à sorte ou ao acaso.
Contribuições: a identificação do Fenômeno Impostor é importante para que esses sentimentos possam ser moldados a fim de não limitar e prejudicar o desenvolvimento acadêmico e a carreira profissional dos discentes. Palavras-chave: Fenômeno Impostor; Pós-graduação stricto sensu; Área de negócios.
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