Ampliando os Benefícios do PBL: Um “Bom” Problema

Autores

  • Fábio Frezatti Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-5927-022X
  • Daiana Bragueto Martins Universidade de São Paulo
  • Daniel Magalhães Mucci Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v12i2.1803

Palavras-chave:

Problem Based Learning, Problem design, Management accounting, Problem characteristics, Accounting Education

Resumo

Este estudo discute as características de um “bom” problema para um curso de contabilidade gerencial que aplica o método de Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL), no qual estudantes de graduação devem definir seus próprios problemas. Neste caso, o PBL é aplicado como uma disciplina integradora de conteúdos, da metade do curso ao seu final. A inovação está em aproveitar o conhecimento prático e o contexto dos alunos e expandir o potencial do PBL, incluindo a identificação e o desenho de um problema, bem como a solução apoiada pela literatura. A parte empírica ocorre em grupos de alunos, usando a metodologia de “pesquisa-ação”. Focamos particularmente nas características intrínsecas e de utilidade de bons problemas em 17 grupos que participaram do curso em 2014 e 2015. As principais implicações do estudo são: (i) destacar uma oportunidade para ampliar os potenciais benefícios do PBL, caracterizando melhor um bom problema para a abordagem PBL; (ii) discutir questões críticas para o PBL que são diferentes da abordagem tradicional; (iii) usar as onze características de um bom problema no PBL de maneira segmentada; e (vi) fornecer evidências de que o papel do professor requer adaptação devido ao nível de incerteza que essa abordagem incentiva.

Biografia do Autor

Fábio Frezatti, Universidade de São Paulo

CPF:64371824820/ //Instituição Filiada:FEA USP EAC/ //Maior Titulação: Livre Docente/ //Instituição Proferente da Maior Titulação:FEA USP/ //Link do Currículo Lattes:/ //Telefone Fixo:551130915820 157

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Publicado

29-06-2018

Como Citar

Frezatti, F., Martins, D. B., & Mucci, D. M. (2018). Ampliando os Benefícios do PBL: Um “Bom” Problema. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 12(2). https://doi.org/10.17524/repec.v12i2.1803

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