Ampliando os Benefícios do PBL: Um “Bom” Problema
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v12i2.1803Palavras-chave:
Problem Based Learning, Problem design, Management accounting, Problem characteristics, Accounting EducationResumo
Este estudo discute as características de um “bom” problema para um curso de contabilidade gerencial que aplica o método de Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL), no qual estudantes de graduação devem definir seus próprios problemas. Neste caso, o PBL é aplicado como uma disciplina integradora de conteúdos, da metade do curso ao seu final. A inovação está em aproveitar o conhecimento prático e o contexto dos alunos e expandir o potencial do PBL, incluindo a identificação e o desenho de um problema, bem como a solução apoiada pela literatura. A parte empírica ocorre em grupos de alunos, usando a metodologia de “pesquisa-ação”. Focamos particularmente nas características intrínsecas e de utilidade de bons problemas em 17 grupos que participaram do curso em 2014 e 2015. As principais implicações do estudo são: (i) destacar uma oportunidade para ampliar os potenciais benefícios do PBL, caracterizando melhor um bom problema para a abordagem PBL; (ii) discutir questões críticas para o PBL que são diferentes da abordagem tradicional; (iii) usar as onze características de um bom problema no PBL de maneira segmentada; e (vi) fornecer evidências de que o papel do professor requer adaptação devido ao nível de incerteza que essa abordagem incentiva.Referências
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